Cibersegurança ao Alcance das PME

Cibersegurança ao Alcance das PME
03
jun
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
05 jun 2024

Descubra as melhores práticas de cibersegurança para a sua PME, com dicas úteis mensais.

Neste artigo poderá encontrar mensalmente as melhores dicas para melhorar a cibersegurança da sua PME. A primeira foca-se nos benefícios de usar o ChatGPT como um assistente útil e prático.

 

Como reduzir custos e aumentar a resiliência com o ChatGPT

A cibersegurança está a tornar-se cada vez mais essencial para a sobrevivência de empresas e organizações. Mesmo as entidades mais bem preparadas podem ser alvo de ciberataques com impactos significativos. Por isso, é vital não só implementar medidas de segurança robustas para proteger os ativos conhecidos, mas também estar preparado para reagir rapidamente e recuperar eficazmente em caso de incidente.

Composta por variados domínios de especialização, a cibersegurança é complexa por natureza. No entanto, existe um conjunto de medidas que pode minimizar a probabilidade de sofrer um ciberataque e, em caso de incidente, preparar melhor a resposta e recuperação.

Seguir as 12 medidas propostas pela ENISA pode ser uma grande ajuda. O ChatGPT pode ser um assistente valioso neste processo. Com as instruções certas (prompts), utilizar o ChatGPT para criar políticas de segurança da informação, um plano de resposta a incidentes ou planos e conteúdos para formação, quando devidamente validados, pode reduzir significativamente os investimentos necessários. Ao aplicar estas medidas, a resiliência da sua organização aumenta, dificultando a ação dos cibercriminosos.

Implementar uma cultura de cibersegurança, manter software atualizado, usar senhas fortes, realizar backups regulares (e desligados da rede) e proteger os dados com criptografia são passos essenciais. O ChatGPT pode auxiliar na elaboração e gestão destes processos, garantindo uma abordagem eficiente e económica.

Fonte: 

  • ENISA Cybersecurity Guide for SMEs. European Union Agency for Cybersecurity. ENISA Report.

 

(Crédito da Imagem: Thapana_Studio via Shutterstock, ID: 2137304159)

Gostou do nosso artigo?
Find more support here
Muito obrigado!

Insights relacionados

Descubra outros temas relacionados com este artigo que podem ser do seu interesse.