Analytics: Quais os principais dados que deve ter em conta

Analytics: Quais os principais dados que deve ter em conta
28
mai
2022
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
14 dez 2022

Possuir uma plataforma de analytics é o primeiro passo para melhorar a produtividade e os resultados da sua empresa, agora resta compreender quais os dados a que deve ter maior atenção.

O Analytics ou Business Analytics é uma ferramenta muito valiosa para qualquer empresa, em especial para aquelas que sobrevivem da informação que recolhem no seu dia-a-dia. Contudo, ter acesso à informação, por exemplo através do NOS Analytics Pro, é apenas o primeiro passo, sendo fundamental compreender que dados são importantes para o seu negócio e quais devem ser monitorados constantemente, permitindo-lhe adaptar-se em tempo real.

Origem do tráfego

Uma das informações essenciais para o sucesso de qualquer website e do conteúdo que produz, está diretamente ligado com a origem do seu tráfego. Utilizando estes dados, conseguirá identificar tendências crescentes, e oportunidades únicas de alcançar um novo público.

Fluxo comportamental

Através da análise do fluxo comportamental, você vai conseguir identificar o percurso mais frequentado pelos utilizadores do seu website. Com esta informação em mão, será mais fácil identificar quais páginas geram um maior número de visitas, bem como apostar em enriquecer esse conteúdo.

Bounce rate (taxa de ressalto)

O sucesso de uma campanha de marketing está diretamente relacionado com a taxa de ressalto. Por mais pesquisado que seja o seu conteúdo, este poderá não dar grandes resultados se os seus visitantes saltarem de página em página, sem realmente consumirem o seu conteúdo, mostrando desinteresse pelo que partilha.

Panorama móvel

Toda a informação que consiga obter sobre as visitas de dispositivos móveis é importante, e esta plataforma ajudá-lo-á a identificar esses dispositivos, bem como os browser utilizados, algo que o auxiliará na criação de novas estratégias.

O NOS Analytics Pro pode ainda ajudá-lo a identificar quais os canais de maior sucesso do website, algo que lhe permitirá redirecionar os esforços na criação de futuros conteúdos. Além disso, é importante saber como avaliar a informação, e recolher as correlações certas, não confundindo o número de visitas elevadas com interesse no conteúdo, uma vez que o tempo passado na página é mais relevante nesse aspecto do que o número de cliques.