A digitalização não é um desafio tecnológico, é acima de tudo uma nova forma de pensar e de trabalhar que se torna cada vez mais um imperativo.
Assim, todas as empresas incluindo as PMEs, devem olhar para a digitalização como uma oportunidade de conseguir, não só chegar a uma audiência maior, mas também de trabalhar de forma mais eficiente.
Audiência maior
Com cada vez mais consumidores a procurar produtos e serviços na Internet, estar presente online dá assim acesso a uma maior audiência de potenciais clientes.
Para isso, é fundamental que tenha o seu website atualizado, um perfil nas redes sociais, que tenha o seu perfil de empresa registado na Google (aqui) e até que eventualmente possa investir alguns euros para que a sua empresa apareça nas pesquisas de quem procura por palavras-chave relacionadas com o seu negócio (aqui).
Hoje em dia há ferramentas grátis que permitem a qualquer um criar vídeos, texto e imagens para posts ou para materiais de marketing: como a Synthesia para vídeos a partir de texto, o Open AI para textos sobre qualquer tema ou o Canva para criar designs gráficos quase profissionais para o site ou redes sociais. Também a Hootsuite por exemplo, permite gerir as redes sociais, calendarizando e medindo o sucesso das suas campanhas.
Eficiência
A utilização de ferramentas digitais pode também melhorar a eficiência do seu negócio.
Por exemplo, a utilização de um programa de gestão de projetos como o Asana permite-lhe manter-se a par de tarefas importantes da sua equipa e a não perder uma entrega importante. A utilização de ferramentas colaborativas e de soluções cloud, como o Google Workspace (Gmail, Google Calendar, Google Cloud) permite-lhe também aceder com total confiança aos seus ficheiros a partir de qualquer lado, mitigar o risco de perda e permitir colaboração das suas equipas em diferentes localizações. Há múltiplas ferramentas disponíveis e encontrar as certas para o seu negócio irá sem dúvida poupar-lhe tempo e melhorar a produtividade da sua equipa.
Assim, a digitalização não é só para empresas grandes, não tem que ser cara nem exigir conhecimento específico. Há várias ferramentas grátis ou a baixo custo disponíveis, e os ganhos frequentemente superam o investimento. Basta definir um objetivo prioritário, um conjunto de passos concretos e digitalizar a sua empresa por fora e por dentro, tornando-a competitiva no mercado.
Isabel Ferreira, Diretora de Transformação e Marketing Digital na NOS
Isabel Ferreira é atualmente Diretora de Transformação e Marketing Digital na NOS. Antes, foi consultora na McKinsey & Co. onde teve a oportunidade de trabalhar em projetos estratégicos em Portugal, Espanha e Angola. Em paralelo, a Isabel participa em alguns projetos sociais, nomeadamente liderando uma IPSS na área da saúde. Isabel tem uma licenciatura em Economia pela Universidade Católica do Porto, um mestrado em Desenvolvimento Internacional pela London School of Economics e um MBA pela Universidade de Columbia em Nova Iorque.