5 dicas para motivar a equipa a querer dar o seu melhor na sua PME

5 dicas para motivar a equipa a querer dar o seu melhor na sua PME
02
nov
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
02 nov 2023

Motivar a equipa que trabalha consigo tem inúmeras vantagens para a sua PME, incluindo a produtividade e a receita.

Vários estudos têm, ao longo dos anos, mostrado que uma equipa motivada alcança melhores resultados, tem uma maior paixão pelas conquistas da empresa, e tende a permanecer no mesmo local de trabalho por muitos anos. Contudo, esperar que um trabalhador se sinta motivado por si só, não vai resultar. Bons salários e progressão na carreira são ótimos elementos mas no final, cabe às chefias garantirem a felicidade e motivação da sua equipa, de forma a que isso se reflita nos resultados da sua PME.

Seja claro quanto aos seus objetivos

Crescer no mercado nacional ou internacional, ajudar a comunidade, focar-se na sustentabilidade dos seus produtos, tudo isto são objetivos a curto, médio e longo prazo. É importante que a sua equipa perceba bem o que pretende do trabalho que fazem, além das tarefas ou funções em si. 

Prima por uma boa comunicação

Não deve comunicar com a equipa apenas quando algo está mal feito ou quando existe uma nova tarefa para ser feita. Demonstre que gosta do trabalho feito pelo outro, ofereça ajuda sempre que necessário, alimente um ambiente em que as pessoas podem expressar os seus sentimentos e a sua criatividade. Não grite, não insulte, não perca a paciência quando algo não corre bem. Ainda que a hierarquia lá esteja, a simpatia e o profissionalismo devem ser uma prioridade.

Dê autonomia à equipa

É normal conferir se quem trabalha consigo está a realizar as suas funções corretamente, contudo, segui-lo de modo constante não vai ajudar. Dê autonomia para a pessoa pesquisar, falar com colegas sobre os desafios, organizar o trabalho ao seu ritmo, entre outros elementos que não devem ser controlados de forma rígida.

Seja flexível com o trabalho remoto

Nem todos os negócios conseguem adotar o híbrido ou o remoto, no entanto, se isso for possível, reflita sobre esta possibilidade. Além de vários estudos mostrarem um aumento de produtividade nas equipas remotas, é um modelo que pode ser implementado casualmente consoante a necessidade. Por exemplo, se um membro está doente ou precisa do dia.

Trate a equipa de forma igual

Enquanto chefe, existe um determinado tipo de comportamento que é esperado de si, e de quem contacta consigo. Porém, é importante não alimentar situações de abuso de poder, onde a chefia oprime e maltrata a equipa. É possível manter um nível de igualdade entre quem trabalha consigo, sem perder a autoridade necessária para gerir uma empresa. Ao se sentirem aceites, os trabalhadores terão maior probabilidade de se sentirem motivados a regressar.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.