As Large Language Model (LLM) são uma parte importante da IA Generativa, aquela que consegue criar conteúdo a partir de keywords, frases ou outros dados. Plataformas como o ChatGPT são um exemplo perfeito de uma LLM, focada principalmente em texto, mas a verdade é que este é apenas o início. Os potenciais das LLM são enormes e estima-se que as empresas possam ter ganhos na sua produtividade de 9% a 63%. Será a sua PME uma delas?
Trabalho administrativo de escritório
Escrever relatórios com base em dados específicos não será mais uma tarefa desmotivante e rotineira. As LLM podem fazer esse trabalho por si, analisando e gerindo toda a informação em tabelas e sumários acessíveis e profissionais. Outras tarefas incluem o envio de e-mails e outros tipos de comunicação.
Um novo tipo de media
Se a sua PME se foca na criação de conteúdo escrito então, claro, as LLM serão uma grande ajuda. A IA Generativa invoca sempre questões éticas, sendo as principais onde começa e termina a criatividade, e o que acontecerá aos direitos de autor de produções feitas por uma máquina, contudo, esta tecnologia não será apenas utilizada para escrever todo o conteúdo do seu website, servindo para ajudar precisamente a criatividade, produzindo tópicos trendy ou baseados nas maiores dúvidas do seu cliente.
Novas estratégias de marketing
Seguindo um pouco a linha acima, imagine ter uma campanha de marketing desenhada e escrita por uma inteligência artificial capaz de analisar os dados da sua empresa, percebendo quais as campanhas e as keywords que melhor funcionam junto do seu público. Ela conseguirá adaptar-se a todos os nichos, todos os idiomas, e a todas as gerações.
Os riscos da inteligência artificial generativa continuam a ser discutidos mas é também importante perceber o enorme potencial desta tecnologia, não para substituir o trabalho humano mas sim para o enaltecer e auxiliar.