Dia 27 de junho celebra-se o Dia das Pequenas e Médias Empresas e, para comemorar, trazemos alguns exemplos de apps com inteligência artificial que pode começar a usar hoje para alavancar o seu negócio. Se acredita que IA é apenas para grandes empresas, a verdade é que hoje em dia existem centenas e milhares de aplicações práticas que todos podem utilizar para enriquecerem as suas empresas.
Realizar tarefas de rotina
Um estudo publicado pela Harvard Business Review, intitulado “Research: What Companies Don’t Know About How Workers Use AI”, revelou que 43% dos inquiridos utilizam a inteligência artificial para realizar tarefas de rotina. Algumas dessas tarefas são, por exemplo, a criação de e-mails profissionais, o agendamento de reuniões, a elaboração de notas baseadas nessas reuniões, entre outros. Pacotes como o Microsoft 385 têm também uma boa implementação de IA Generativa.
Exemplo disso é o Copilot, que permite aos empreendedores trabalhar de forma mais eficiente, utilizando a Inteligência Artificial para melhorar a produtividade no dia a dia. Esta ferramenta está integrada nas aplicações Office, permitindo que usufrua de um assistente virtual para melhorar o seu fluxo de trabalho, de forma segura e a partir de qualquer dispositivo.
Aprender uma nova língua
No mundo do empreendedorismo é importante saber uma língua além do Português. Isto permite abrir os horizontes, alargar a rede de networking, e até internacionalizar a sua empresa. Apesar do Mandarim ser a língua com mais nativos falantes, estudos recentes mostram que o Inglês é a língua mais falada (tanto como língua materna, como segunda ou terceira língua). Isto demonstra a importância de a dominar.
Inscrever-se num curso presencial ou online é o primeiro passo mas não é fácil aprender uma língua quando não a pratica diariamente. É aqui que a inteligência artificial o pode ajudar, criando cenários em inglês e conversando consigo sobre diversos tópicos, por exemplo, auxiliando-o a aprender termos e expressões específicas de determinado setor.
Tomar decisões acertadas
A tomada de decisão é algo que faz parte do dia-a-dia dos empreendedores bem sucedidos, mas nem sempre é fácil escolher o caminho correto. A inteligência artificial fornece-lhe acesso a uma análise detalhada de dados, a estudos ou sugestões que o guiem. Não podendo tomar as decisões por si, nem devendo, esta tecnologia permite-lhe ter toda a informação de que precisa para descobrir o caminho certo para o seu negócio.
Organizar dados fundamentais
As ferramentas de análise de tráfego e vendas já utilizam a inteligência artificial para agregar e analisar dados, traduzindo-os em informação digestível e fácil de compreender. Estas conclusões podem dizer-lhe, por exemplo, que tipo de pessoa mais compra determinado produto.
Crie boas campanhas publicitárias
Uma boa campanha publicitária faz a diferença entre conseguir vendas ou ficar aquém dos objetivos. A inteligência artificial é capaz de lhe sugerir imagens, títulos, descrições e calls-to-action criativos e chamativos, ajudando-o a melhorar as suas estratégias de marketing.
A inteligência artificial continua a evoluir e deve manter-se a par das novas ferramentas disponíveis no mercado para PME. Pode encontrar mais exemplos de apps de inteligência artificial que pode adotar hoje no nosso artigo “IA Generativa: 10 utilizações práticas para a sua PME”.
(Crédito da Imagem: Stock-Asso, via Shutterstock, ID: 2320153385)