Inteligência Artificial: Como usá-la para melhorar a cibersegurança da sua PME

Inteligência Artificial: Como usá-la para melhorar a cibersegurança da sua PME
09
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
11 ago 2023

Descubra como pode usar a Inteligência Artificial para melhorar a cibersegurança da sua empresa.

Os dados das empresas estão em constante ameaça, principalmente nos últimos anos, com o aumento da ameaça proveniente dos ciberataques. Como tal, cabe às empresas apostar na sua segurança, investindo em novas ferramentas e tecnologias para proteger todos os seus dados e produtos. 

Uma das principais ferramentas capaz de melhorar a sua segurança é a Inteligência Artificial, uma tecnologia que tem cativado a atenção das empresas com a sua capacidade generativa, mas que oferece outras soluções muito importantes.

Conheça algumas soluções úteis para melhorar a sua cibersegurança através da implementação da Inteligência Artificial:

Tratamento de dados mais rápido e refinado

A Inteligência Artificial tem uma grande capacidade de tratamento de dados, permitindo a análise de documentos e informação, de forma rápida e eficaz. Através da constante análise de dados padrão, a IA conseguirá identificar ameaças e falhas, protegendo os seus dados.

Segurança dos terminais melhorada

Grande parte das empresas vêem-se forçadas a enfrentar uma constante ameaça de cibersegurança aos seus dados e produtos. Como tal, de modo a manter os seus computadores, smartphones e IoT protegidos, as empresas necessitam de reforçar a segurança dos seus terminais, uma solução que a  Inteligência Artificial oferece.

Personalização e segurança baseadas em IA

As empresas podem ainda optar por utilizar a Inteligência Artificial como uma ferramenta útil que lhes permita optimizar a sua abordagem para garantir uma experiência de utilizador ideal e personalizada, sem que tenham de sacrificar a segurança. Para tal, a IA poderá definir uma variável quantidade de requisitos de autenticação, dependendo do nível de ameaça do utilizador.

Análise do comportamento de utilizadores e entidades

A IA permite ainda utilizar a mais recente tecnologia de machine learning para detectar comportamentos estranhos por parte de utilizadores e entidades externas. Para tal, a Inteligência Artificial terá de analisar os nomes de utilizador, registos de actividades, computadores acedidos e endereços IP, de forma a identificar padrões anormais.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia rica e versátil, capaz de ser utilizada em diversas capacidades, tanto por pessoas como por empresas. Aqui ficou a conhecer algumas das mais importantes aplicações possíveis da Inteligência Artificial na área da cibersegurança, para que possa começar já a investir na segurança da sua empresa.

Insights relacionados

Descobra outros temas relacionados com transformação digital que podem ser do seu interesse.