Conheça uma das maiores ameaçadas de cibersegurança da atualidade

Conheça uma das maiores ameaçadas de cibersegurança da atualidade
06
nov
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
06 nov 2023

As ameaças cibernéticas estão em constante atualização pelo que é fulcral manter-se a par delas, de modo a melhorar a cibersegurança da sua empresa.

A cibersegurança é um dos temas mais importantes no que toca à proteção da sua empresa e dos seus dados. Malwares, e-mails fraudulentos, vírus, e hackers são algumas das ameaças mais populares e perigosas, contudo, há um problema que se está a propagar em larga escala: os ataques de bots maliciosos.

A ameaça dos bots maliciosos no mundo

Segundo o relatório Death by a Billion Bots da Netacea, uma empresa de cibersegurança, os Estados Unidos da América e o Reino Unido perdem 4% da sua receita devido a ataques de bots maliciosos. O estudo foi feito a partir dos dados de 440 empresas, cuja média de receita anual é de 1.9 mil milhões de dólares. No entanto, em média estes negócios perdem 86 milhões de dólares, um valor superior à média de um resgate digital ou de uma multa RGPD.

Os tipos de ataques mais comuns são os “sniper bots” que esperam até ao último minuto para atacarem um server e o sobrecarregarem. Isto pode acontecer com vendas de bilhetes ou até leilões online. Outros tipos incluem “scalpers” (invasão de contas ou criação de contas falsas), “gift card cracking” (os bots rastreiam milhares de números até chegarem a um gift card que tenha dinheiro), e “fake account creation” (criação em massa de contas falsas para sobrecarga do sistema).

Outro elemento negativo destes ataques é o tempo que as empresas demoram a perceber que estes estão a decorrer. 97% dos participantes confessou que em média podem demorar entre um a quatro meses até detectarem o problema. Com a passagem do tempo, o trabalho das equipas é prejudicado, bem como a satisfação dos clientes.

O que fazer para se proteger?

Agora que conhece esta nova ameaça, resta saber o que fazer para se proteger. O primeiro passo é ler este artigo e outro material sobre os bots maliciosos. Ao conhecer tudo sobre o tema, estará mais bem preparado para encontrar novas soluções. O segundo passo é trabalhar com parceiros de cibersegurança cuja estrutura esteja preparada para ameaças modernas.

Os bots maliciosos e os restantes problemas de cibersegurança atingem todo o tipo de empresa, e até um pequeno negócio nacional está na rota de colisão de hackers e outros criminosos. Invista na segurança dos seus dados e das informações dos seus clientes, evitando consequências que podem ser difíceis de ultrapassar.

 

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.