A nova geração das PME: 5 tendências de IA

A nova geração das PME: 5 tendências de IA
03
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
11 ago 2023

A a inteligência artificial já faz parte do dia-a-dia e é importante perceber como esta tecnologia pode ser adaptada à sua PME.

No entanto, o medo e o desconhecimento, leva muitos profissionais a adiar esta transição, por vezes até acreditando tratar-se de algo pensado para grandes empresas.. A realidade é que pode aumentar a produtividade e os resultados da sua equipa hoje, juntando-se a milhares de empresas que já usam a inteligência artificial para as mais diversas funções. Saiba como tirar partido da IA: 

Segmentação automatizada de currículos 

Analisar centenas ou milhares de currículos nunca é um processo simples ou fácil e é natural deixar de lado potenciais candidatos por uma questão de cansaço ou falta de tempo. Um programa baseado em inteligência artificial conseguirá tratar desta tarefa rapidamente, escolhendo os melhores profissionais consoante os anos de experiência, diversidade de funções, entre outros parâmetros que são importantes analisar.

Análise e conhecimento mais profundo do cliente

Independentemente de ter uma loja física ou online, existem serviços que usam a inteligência artificial para analisar os movimentos dos clientes, percebendo o que mais compram, que secções da loja mais visitam, entre outros dados importantes. Isto é fundamental para organizar o seu stock, desenvolver campanhas dos produtos mais populares, e desenhar a sua loja física de forma a que o cliente veja primeiro o que quer, orientando-o.

Proteção mais profissional e eficiente

Todos os dias aparecem novas ciberameaças e isto coloca em risco não só a segurança dos dados da sua empresa, como os dos seus clientes. Felizmente, os novos sistemas já usam a inteligência artificial para garantir que os acessos não desejados são bloqueados, alertando-o. Por exemplo, esta tecnologia é capaz de rastrear os movimentos, analisando-os, e percebendo se são naturais ou se são uma causa de preocupação. Mantenha os seus dados em segurança e prime pela segurança da informação do seu cliente.

Criação de conteúdo original

Apesar das críticas, o ChatGPT e seus semelhantes são uma excelente forma de agitar a criatividade, dando-lhe ideias para novos artigos, novas campanhas e até para responder prontamente às suas dúvidas com explicações e fontes. 

Além disso, programas com recurso à inteligência artificial para criação de imagens, vídeos e música, podem ser uma ajuda preciosa no início de um projeto, quando o seu orçamento ainda não é suficiente para contratar ajuda profissional mas precisa de conteúdos de marca.

Melhor serviço ao cliente através de assistentes virtuais, chatbots, e muito mais

Para terminar, é preciso lembrar-se que a inteligência artificial já está por todo o lado, e até os serviços mais simples podem melhorar a sua produtividade e os seus resultados. Começando pelos assistentes virtuais, eles podem gerir reuniões (adicionando datas ao calendário, enviando e-mails aos participantes e lembrando-o no dia), realizar chamadas, responder a questões simples como que horas são, qual a temperatura ou o melhor restaurante da sua zona, entre muito mais. Já os chatbots são perfeitos para orientar o cliente quando este procura o seu website com alguma dúvida. Outros sistemas como ar condicionado, iluminação ou segurança (alarmes), também usam a inteligência artificial para analisar o ambiente e ajustar temperatura, luz ou alertá-lo para movimentos não autorizados. 

Mergulhe no mundo da inteligência artificial e perceba como esta pode melhorar o seu trabalho e o da sua equipa, bem como o atendimento ao cliente quer seja numa loja física tradicional ou numa loja online moderna.

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