As inovações tecnológicas dos últimos anos têm trazido até ao mercado uma variedade de ferramentas úteis que podem auxiliar no desenvolvimento de uma nova geração de PME. Dessas ferramentas, a principal e mais apelativa tem sido a Inteligência Artificial, que se tem revelado uma verdadeira tentação para muitos negócios de pequena escala.
No entanto, antes de procurar investir numa tecnologia que ainda está em desenvolvimento, é importante identificar as principais tendências que a tornam tão popular.
Análise de consumo
Para que um negócio possa crescer de forma saudável, é imperativo que a empresa conheça as necessidades do seu público alvo. Desta forma, a Inteligência Artificial pode tornar-se numa ferramenta valiosa, analisando os dados recolhidos e identificando os processos que precisam de ser reavaliados.
Identificação de preconceitos e bias
A contratação de indivíduos de confiança é um processo demorado que pode levar vários meses ou até vários anos, e nem sempre é eficaz. Com a utilização de Inteligência Artificial, este processo pode ser acelerado, através da avaliação de potenciais candidatos a AI consegue analisar as suas carreiras e habilidades e escolher o melhor candidato para o cargo sem esbarrar em preconceitos ou bias.
Automatização de operações
A Inteligência Artificial permite às empresas apostar na automatização de operações e serviços. Isto não significa que as empresas devem deixar de ter necessidade de trabalhadores, mas sim que a automatização pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar os colaboradores e melhorar a sua produtividade.
Desenvolvimento de materiais de marketing
O desenvolvimento de Inteligência Artificial generativa veio trazer às empresas a oportunidade de explorar novas ideias e investir em conteúdos anteriormente inacessíveis. Esta tecnologia permite então aos negócios mais pequenos, experimentar com materiais de marketing inovadores e criar conteúdos mais imaginativos a que anteriormente não teriam acesso.
Protecção reforçada contra fraude
A integração da tecnologia de Inteligência Artificial na cibersegurança promete oferecer resultados valiosos. A AI já é capaz de ser utilizada para identificar tentativas de fraude, avaliando as suas tendências de consumo e protegendo os seus clientes contra o roubo de identidade.
No que toca à integração da Inteligência Artificial em negócios, o essencial a ter em mente é que esta tecnologia é altamente versátil e pode ser utilizada numa grande variedade de situações. É isso mesmo que estas tendências têm demonstrado, com a tecnologia a ser utilizada em marketing, cibersegurança e na definição de estratégias de investimento, entre muitas outras áreas.