A Nova Geração de PME: 5 tendências de AI

A Nova Geração de PME: 5 tendências de AI
03
nov
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
06 nov 2023

A integração de Inteligência Artificial em negócios promete dar origem a uma nova geração de PME.

As inovações tecnológicas dos últimos anos têm trazido até ao mercado uma variedade de ferramentas úteis que podem auxiliar no desenvolvimento de uma nova geração de PME. Dessas ferramentas, a principal e mais apelativa tem sido a Inteligência Artificial, que se tem revelado uma verdadeira tentação para muitos negócios de pequena escala. 

No entanto, antes de procurar investir numa tecnologia que ainda está em desenvolvimento, é importante identificar as principais tendências que a tornam tão popular.

Análise de consumo

Para que um negócio possa crescer de forma saudável, é imperativo que a empresa conheça as necessidades do seu público alvo. Desta forma, a Inteligência Artificial pode tornar-se numa ferramenta valiosa, analisando os dados recolhidos e identificando os processos que precisam de ser reavaliados.

Identificação de preconceitos e bias

A contratação de indivíduos de confiança é um processo demorado que pode levar vários meses ou até vários anos, e nem sempre é eficaz. Com a utilização de Inteligência Artificial, este processo pode ser acelerado, através da avaliação de potenciais candidatos a AI consegue analisar as suas carreiras e habilidades e escolher o melhor candidato para o cargo sem esbarrar em preconceitos ou bias.

Automatização de operações

A Inteligência Artificial permite às empresas apostar na automatização de operações e serviços. Isto não significa que as empresas devem deixar de ter necessidade de trabalhadores, mas sim que a automatização pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar os colaboradores e melhorar a sua produtividade.

Desenvolvimento de materiais de marketing

O desenvolvimento de Inteligência Artificial generativa veio trazer às empresas a oportunidade de explorar novas ideias e investir em conteúdos anteriormente inacessíveis. Esta tecnologia permite então aos negócios mais pequenos, experimentar com materiais de marketing inovadores e criar conteúdos mais imaginativos a que anteriormente não teriam acesso.

Protecção reforçada contra fraude

A integração da tecnologia de Inteligência Artificial na cibersegurança promete oferecer resultados valiosos. A AI já é capaz de ser utilizada para identificar tentativas de fraude, avaliando as suas tendências de consumo e protegendo os seus clientes contra o roubo de identidade.

No que toca à integração da Inteligência Artificial em negócios, o essencial a ter em mente é que esta tecnologia é altamente versátil e pode ser utilizada numa grande variedade de situações. É isso mesmo que estas tendências têm demonstrado, com a tecnologia a ser utilizada em marketing, cibersegurança e na definição de estratégias de investimento, entre muitas outras áreas.

Insights relacionados

Descobra outros temas relacionados com transformação digital que podem ser do seu interesse.