Outsourcing: Essenciais na hora de procurar uma boa equipa de IT

Outsourcing: Essenciais na hora de procurar uma boa equipa de IT
20
mai
2022
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
14 dez 2022

Antes de escolher uma empresa de outsourcing de IT é importante perceber que essenciais ter em consideração.

O outsourcing é cada vez mais procurado por pequenas e médias empresas, sendo uma ajuda preciosa no crescimento dos negócios. Uma equipa de outsource poderá ajudá-lo em diversas áreas, incluindo IT, algo fundamental ao bom funcionamento do seu website e à produtividade da sua equipa. Para o ajudar, trazemos alguns aspectos essenciais a ter em consideração, antes de escolher a empresa que o irá apoiar.

Experiência e referências

Em primeiro lugar, deve verificar que a empresa tem experiência na sua área, garantindo que não é apanhada de surpresa por desafios específicos. Por outro lado, deve tentar perceber que outros clientes servem e qual o feedback destes. Plataformas como o TrustRadius e o G2 são perfeitas para este passo.

Comunicação e transparência

Aconteceu um problema. Sabe que contacto usar? Qual o tempo médio de resposta? Quais os contactos alternativos se os que possui não forem suficientes? Será notificado quando a situação estiver resolvida? Questione sobre todos estes pontos. É fulcral compreender quem deve contactar e como, sendo o ideal um número de telefone que o leve diretamente a uma pessoa e não a uma máquina.

Cibersegurança

Quando contrata um serviço de outsourcing, este terá acesso às suas informações, incluindo acessos sensíveis. Perceba que passos são dados para assegurar a cibersegurança dessas informações, garantindo que não caem na mão de terceiros. E, se isso acontecer, quais as medidas a serem tomadas.

Flexibilidade de contrato

Este é um ponto muitas vezes esquecido. É importante tirar determinadas dúvidas sobre o seu contrato, nomeadamente, qual a duração, irá o preço manter-se ao longo dos anos ou estará sujeito a aumentos, qual a flexibilidade de mudar de plano ou de adicionar/retirar serviços, e o que acontece se o pagamento falhar por um dia. Isto ajuda-o a compreender quais as suas obrigações e possibilidades, a curto e longo prazo.

Um aspecto final que deve também ter em consideração, é que deve procurar outsourcing no seu país de atuação. Isto garante que não existem barreiras linguísticas e que a empresa com quem trabalha conhece a sua área de ação, tendo em consideração a cultura em que opera. Um dos serviços por onde pode começar a sua pesquisa, por exemplo, é o Managed Services da NOS, cujo oferece apoio em várias áreas fundamentais.