Os podcasts são uma ferramenta útil que ajudam não só na comunicação e na partilha de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de novas ideias e no desenvolvimento de novos contactos e parcerias.
Utilizando um simples programa de áudio episódico, muitas empresas modernas conseguem já expandir as suas audiências, desenvolver credibilidade e até criar ligações com alguns dos maiores peritos da sua área, dessa forma alargando a sua receita.
Defina o seu tópico
Antes de colocar mãos à obra e gravar o seu primeiro episódio, será necessário definir qual será a área em que se pretende focar, bem como os tópicos que irá abordar. Manter uma ideia central distinta irá ajudar a desenvolver uma audiência regular, e a distanciar-se dos demais programas da sua área.
Desenvolva uma presença online
É sempre bom manter uma presença online de forma a conseguir alcançar uma larga audiência, e o mesmo se pode dizer no que toca a podcasts. De forma a desenvolver um programa de sucesso, é imperativo que mantenha uma presença ativa online de forma a conseguir criar a sua própria comunidade de ouvintes.
Invista em equipamento adequado
A criação de um podcast pode parecer um grande investimento, principalmente no que toca às ferramentas necessárias para a gravação e edição de episódios, mas a verdade é que muitos destes produtos já se conseguem adquirir a um preço acessível e sem ter de enfrentar a perda de qualidade.
Promova o seu Podcast
De forma a conseguir angariar os seus primeiros seguidores, terá de apostar em promover o podcast de forma a que este possa ser descarregado e ouvido pelo maior número de espectadores possíveis. Por isso mesmo, não hesite em partilhar o link do seu programa entre amigos e familiares, bem como nas plataformas sociais, de forma a dar o primeiro passo em direcção ao sucesso.
Seja só um passatempo ou uma nova carreira, a verdade é que os podcast são uma rica fonte de conhecimento e ideia, que necessitam de muita habilidade para que se consiga tornar num negócio seguro.