Produtividade: O que é um backup e como fazer um?

Produtividade: O que é um backup e como fazer um?
27
mar
2022
TENDÊNCIAS
NOS
2 minutos de leitura
Atualizado a
14 dez 2022

Não deixe nada ao acaso e mantenha sempre um backup atualizado do seu trabalho

Se trabalha minimamente com computadores e com a internet, então já deve ter ouvido falar das clouds e dos backups. Se sempre se questionou do que se trata e como pode fazer um, garantindo que não perde ficheiros, então chegou ao sítio certo.

O que é um backup?

Um backup é tudo o que seja uma cópia de algo, por exemplo, um ficheiro. Isto aplica-se a quase tudo, desde os ficheiros que tem no seu computador, ao seu website. Em termos de armazenamento, um backup pode possuir um local físico, como um disco rígido ou um servidor físico, ou pode estar numa cloud online.

Como criar um backup físico?

Imagine que o seu computador avaria subitamente ou que é roubado e, com ele, todos os seus ficheiros, incluindo dados de clientes e outras informações importantes sobre a sua empresa (por exemplo, documentos de despesa). Para evitar imprevistos, pode optar por um backup físico simples, através da cópia de tudo para uma pen, ou um disco rígido externo. No que diz respeito ao seu website, o ideal é contactar o host para perceber que opções de backup possuem, mas este é também possível ainda que não esteja diretamente nas suas mãos.

Como criar um backup em cloud?

As clouds possuem inúmeras vantagens e além de serem um local seguro onde armazenar ficheiros, permite-lhe também enviar documentos à equipa, ou dar-lhe acesso direto a determinadas pastas em que têm de trabalhar. Pretende enviar um excel a um colega? Não é preciso usar o email ou imprimir e entregar em papel. Basta colocar na cloud e ele terá acesso imediato, tanto no computador como nos dispositivos móveis. Outra vantagem do backup em cloud é que, enquanto num disco físico, você tem de ter o cuidado de atualizá-lo de tempos em tempos, numa cloud (se trabalhar nela), a atualização é feita no momento, in real time.

Não seja apanhado em surpresas e garanta que todos os seus dados estão seguros. Todos já perdemos documentos importantes devido a uma avaria repentina ou à perda de um aparelho e quando esses ficheiros são relativos a uma empresa, o risco e as consequências são sempre maiores.