Saúde Mental: OMS mostra a empresas como ajudarem os seus profissionais

Saúde Mental: OMS mostra a empresas como ajudarem os seus profissionais
11
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
12 ago 2023

A OMS deu a conhecer às empresas como podem ajudar a melhorar a saúde mental dos seus trabalhadores.

A saúde mental é um dos principais problemas da atualidade, mas apesar das várias ajudas possíveis, muitos profissionais optam por a ignorar. De forma a combater o estigma que rodeia este problema, a OMS identificou algumas formas como as empresas podem ajudar os seus empregados a melhorar a sua saúde mental.

Proteja e promova a saúde mental no trabalho

O primeiro passo para evitar problemas de saúde mental na sua empresa é o desenvolvimento de programas de proteção que ajudem os seus funcionários. Para tal, treine os seus gerentes na melhor forma como lidar com os seus funcionários de forma saudável, aposte em educar os seus trabalhadores na melhor forma para ferir a sua saúde mental, e realize intervenções para indivíduos de forma a reduzir os sintomas de stress e outros problemas.

Desenvolva um ambiente propício à mudança

De forma a combater problemas de saúde mental no local de trabalho, todos os elementos da empresa devem construir um ambiente flexível e propício para a mudança, a iniciativa terá de partir da liderança, oferecendo à força de trabalho um lugar que os ajude a fortalecer e a desenvolver novas capacidades.

Apoie pessoas com problemas de saúde mental

Qualquer pessoa tem direito a trabalhar, mesmo que possua problemas de saúde mental, como tal, a OMS sugere algumas ferramentas de apoio a estes indivíduos. Adapte o ambiente de trabalho às condições e capacidades dos trabalhadores; ofereça programas de regresso ao trabalho com suporte clínico; e desenvolva iniciativas para integrar trabalhadores com problemas de saúde mental no trabalho remunerado.

A pressão profissional é uma das principais causas de problemas de saúde mental, mas os estigmas relacionados com a doença levam a que haja diversos profissionais que preferem evitar falar sobre o problema. Isto leva a uma exacerbação dos sintomas, o que não só dá origem a uma perda de produtividade, mas pode também criar problemas mais sérios. Por isso mesmo, recomendamos que siga as instruções da OMS de forma a ajudar os seus funcionários e colegas.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.