Silver Economy: O que é e como pode apostar nela

Silver Economy: O que é e como pode apostar nela
06
nov
2023
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4 minutos de leitura
Atualizado a
06 nov 2023

Tal como a Pink Economy e a Rainbow Economy, a Silver Economy está em expansão e pode trazer vantagens ao seu negócio.

A Pink Economy, focada em produtos para mulheres, e a Rainbow Economy, virada para a comunidade LGBTQIA2S, são as economias mais conhecidas, centradas em produtos, marketing, e serviços dedicados a estes grupos. Contudo, existe outra área de interesse que está a subir, a Silver Economy.

O que é a Silver Economy?

Este sistema centra-se nas gerações mais velhas, incluindo a Geração X (1965-1979), os Baby Boomers (1946-1964), e a Geração Silenciosa (1925-1945). Ainda que a maioria do marketing seja virado para Millennials e Gen Z, bem como para campanhas generalistas, é fundamental perceber que existem produtos e serviços únicos a estas gerações.

Qual a origem desta economia?

Também conhecido como o “mercado prateado”, o conceito da “economia prateada” nasceu na década de 1970 no Japão. Com uma população muito envelhecida, este país sentiu a necessidade de focar esforços em criar serviços, instituições e produtos direcionados para a geração mais antiga. Este boom de desenvolvimento “amigo da idade”, levou ao surgimento da “silver economy”.

Quem pode fazer parte desta área?

Essencialmente, todas as indústrias podem e devem oferecer produtos e serviços para as gerações mais velhas. Contudo, algumas das que mais beneficiam de um marketing bem direcionado são as tecnologias da informação, as telecomunicações, o sector financeiro, alojamento, imobiliário, saúde, transportes, energia, turismo e cultura.

Como pode apostar nela?

O primeiro passo, é avaliar que produtos ou serviços podem ser do interesse da terceira idade. Isto inclui telemóveis com botões grandes, tratamentos de saúde especiais, livros, mobília de conforto, acessórios que facilitem a locomoção, entre outros. O segundo passo, é criar uma campanha de marketing focada neste público com frases simples e curtas, diretas ao assunto, sem palavras ou expressões “caras”. Lembre-se que este grupo de pessoas quer simplificação e soluções para problemas presentes, únicos à sua idade. Normalmente não estão familiarizadas com a internet ou computadores, sendo que o marketing físico (jornais, panfletos, rádio e televisão), continua a ser o mais eficaz.

Não deixe de lado a oportunidade de expandir o seu negócio a três gerações muitas vezes esquecidas mas que constituem ainda a maioria do poder de compra em Portugal, e no mundo.

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