O desafio

Num ecossistema digital cada vez mais desafiante, as empresas têm de se tornar mais ágeis e seguras de forma a acompanhar as exigências do mercado.
A NDrive, empresa portuguesa pioneira em sistemas de navegação, ambicionava tornar-se mais ágil e conseguir reduzir o time-to-market da sua solução de mapas e acompanhar a atualização diária de rotas e mapas.  
Com esta ambição a NDrive desafiou a NOS e a AWS para  uma melhoria operacional, garantindo a sua segurança e ao mesmo tempo a redução dos seus custos.



A solução

A NOS fez todo o diagnóstico e análise de necessidades e identificou os serviços necessários para que a NDrive conseguisse ser mais flexível na sua atividade e ao mesmo tempo reduzir custos.

Assim, a NDrive migrou a sua infraestrutura para serviços geridos de cloud pública da AWS com a Infraestructure as a Code (IaC).

A IaC permite padronizar processos de gestão de infraestrutura e aplicar boas práticas no desenvolvimento de software, eliminando grande parte dos processos de provisionamento de infraestrutura.

A NOS assegurou a monitorização da infraestrutura, com o objetivo de flexibilizar e otimizar os serviços inerentes.

Em parceria com a AWS, a NOS implementou um projeto que combinou a migração para cloud pública e gestão da infraestrutura através de serviços geridos, incluindo o suporte necessário como criar tickets de manutenção e resolução de problemas, assim como a elaboração de relatórios de forma a analisar o funcionamento, segurança e performance com sugestão de melhorias.



A transformação

A implementação das soluções para responder ao desafio da NDrive trouxe mudanças a nível estrutural, a contratação de serviços profissionais da NOS para assegurar o bom funcionamento da nova estratégia de cloud reduziu os custos de operação e de infraestrutura.
Os processos de instalação do software são agora mais rápidos, garantindo a velocidade de go-to market pretendida pela empresa, com a disponibilização mais ágil de mapas para os clientes.
A garantia de consistência entre ambientes e configurações, minimizou as vulnerabilidades de segurança e salvaguardou as melhores práticas do mercado.
Assim, a NDrive melhorou significativamente a sua operação através da qualidade do serviço, da infraestrutura da AWS e do papel consultivo e técnico da NOS.


Sobre a NDrive

A NDrive é uma empresa portuguesa fundada em 2001 focada no desenvolvimento de sistemas de navegação digitais presentes em mais de 50 países. Desenvolve e fornece softwares independentes de navegação GPS Turn-by-Turn e mapas para smartphones e automóveis. Foi pioneira a oferecer navegação para Android e iPhone e também a fornecer a primeira navegação GPS para Bada e WebOS.






Já um transformador?

Entre na transformação digital com a NOS

Liguem-me grátis




Quer saber mais sobre a parceria NOS e AWS?


Saber Mais