Com o propósito de promover a diversidade e inclusão, os Cinemas NOS juntaram-se à Valor T para desenvolver um programa de recrutamento inclusivo para novos colaboradores com deficiência. Os candidatos selecionados daquela que já é a segunda edição deste programa estão neste momento a ser integrados nos cinemas do Norte Shopping, Parque Nascente, e Forum Algarve, mas, para 2026, prevê-se a extensão a mais cinemas.
As pessoas selecionadas são portadoras de deficiências variadas, desde motora, intelectual, auditiva ou orgânica. Dentro de cada um dos cinemas, irão desempenhar funções compatíveis com as suas caraterísticas específicas, sempre numa posição que lhes permite contactar com o público.
Carolina Alves, colaboradora que participou no programa, partilhou:
Fico mesmo muito feliz com este trabalho. Não esperava que as colegas fossem assim — ajudaram-me imenso e apoiaram-nos. Estão sempre com vontade de aprender Língua Gestual e estão sempre ao meu lado! Eles lembram-me sempre de que estou aqui e que faço parte da equipa. Quando entrei no emprego, tinha algum medo de ficar sozinha por ser surda, mas não! Eles fizeram tudo o que puderam por mim. Fico muito feliz!
O programa de inclusão não se esgota no recrutamento, mas prevê também a boa integração destas pessoas na organização. Para isso, a Valor T dá formação aos gestores dos cinemas, de forma a estarem preparados para receber os novos colaboradores, mas também acompanha de forma próxima os primeiros tempos de trabalho, no sentido de garantir que tudo corre da melhor forma.
Nuno Aguiar, Diretor da NOS Cinemas, sublinhou:
Este tem sido um programa de enorme sucesso, não só pela enorme motivação e empenho destes novos colaboradores, mas também pelo impacto positivo que têm nas nossas equipas, em termos de novas perspetivas e capacidade de empatia de induzem nos restantes colaboradores. Por outro lado, também é algo que tem tido uma muito boa aceitação por parte dos nossos clientes.
Isabel Borgas, Diretora de Pessoas e Organização da NOS, clarificou:
Muitas das vezes estas pessoas têm um potencial imenso, mas acabam por não conseguir passar nos processos de recrutamento tradicionais, pelas suas caraterísticas específicas. Este projeto faz parte de uma vontade maior da NOS de nos tornarmos uma empresa verdadeiramente inclusiva e tem-nos permitido, não só integrar pessoas mais diversas na nossa organização, mas sobretudo perceber como podemos tornar todos os nossos processos de seleção mais inclusivos.
Este projeto reforça o compromisso da NOS de ajudar a construir um futuro melhor e mais inclusivo. Empenhada neste propósito, a NOS desenvolveu uma série de iniciativas como o Programa de Recrutamento de pessoas neurodivergentes, ou a subscrição da Carta Portuguesa para a Diversidade, da Comissão Europeia, tendo sido reconhecida pelo Bloomber Gender-Equality Index, pela excelência das suas práticas de igualdade de género.