Pelo segundo ano consecutivo, a NOS Inovação foi a entidade nacional que mais pedidos de patentes europeus submeteu em 2024, de acordo com o Patent Index 2024 da Organização Europeia de Patentes (EPO), publicado hoje.
Com 22 pedidos de patentes submetidos, a empresa destaca-se entre o conjunto de empresas, universidades e inventores portugueses, que, no total, apresentaram 347 pedidos de patentes europeias na EPO em 2024, um aumento de 4.8% face ao ano anterior.
Em 2024, as patentes submetidas incluíram desenvolvimentos nas tecnologias de AI focadas nos domínios da voz e acessibilidade, cibersegurança, metaverso, blockchain — domínios de I&D que a NOS tem vindo a aprofundar nos últimos anos.
De acordo com João Ferreira, Diretor da NOS Inovação,
A NOS é, já há vários anos, a empresa que mais investe em I&D em Portugal e, mais recentemente, que mais pedidos de patentes europeias submete. Tal faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento do ecossistema de inovação nacional e da sociedade. Temos vindo a construir um percurso sólido, assente em parcerias com a academia, apoio a empreendedores e desenvolvimento de novos produtos e serviços. A inovação está no nosso ADN e estes resultados espelham esse foco.
Este é já o segundo ano consecutivo que a NOS é a entidade portuguesa com mais submissões de patentes na EPO. Recorde-se que a NOS é também a empresa portuguesa que mais investe em I&D (quase 80 milhões de euros), segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência relativos a 2022 (os mais recentes disponibilizados).