Como escolhemos os nossos fornecedores
Dada a importância da participação dos fornecedores e parceiros nas atividades, a NOS presta especial atenção à seleção e à relação que com eles estabelece.
Através do Manual de Compras, garante a implementação no Grupo das melhores práticas em termos do processo de compras, e estabelece regras e princípios para a consulta, posterior adjudicação e controlo do processo. Desta forma, garante uma gestão cuidada do risco, maximizando a obtenção de ganhos, e contribuindo para o desenvolvimento e manutenção de relações sãs e duradouras.
A seleção é realizada de acordo com critérios objetivos, tendo em consideração as vertentes técnica, económica e de conformidade com as obrigações e certificações exigíveis. Este processo é suportado numa plataforma eletrónica, com reconhecida credibilidade no mercado.
No final de cada formalização, é efetuado um inquérito aos Fornecedores válidos tecnicamente, para aferir a sua satisfação relativamente à condução do processo negocial, à qualidade de informação prestada e à facilidade de utilização da plataforma.
São aplicados ainda processos de avaliação que englobam critérios relacionados com o desempenho ético, ambiental e de segurança e saúde de potenciais Fornecedores, e que permite uma primeira aferição de riscos associados à sua contratação. Como resultado, verifica-se um nível muito reduzido de incumprimentos ou inconformidades na prestação de serviços por parte dos Fornecedores, com elevados índices de satisfação relativamente ao próprio processo.