Projeto piloto de compra autónoma nos Cinemas NOS no Norte Shopping
- Clientes podem pegar nos produtos e sair, sem filas para pagar
- Funciona com visão computacional, sensores e inteligência artificial
A Store-in-store é a nova loja inteligente que funciona sem caixas de pagamento, nem necessidade de fazer o pedido dos produtos ou registá-los – num sistema de “grab and go” inteligente. Esta loja está a ser testada num projeto piloto, no âmbito do Consórcio Smart Retail, nos Cinemas NOS, no Norte Shopping.
A tecnologia, desenvolvida pela Sensei, é 100% portuguesa e combina Inteligência Artificial, visão computacional e sensores inteligentes, que operam através da rede 5G da NOS. No espaço, mais de 30 câmaras e sensores de prateleira trabalham em conjunto com algoritmos avançados que, recorrendo a inteligência artificial, identificam de forma autónoma os produtos retirados, criando um carrinho virtual para cada pessoa. Todo o processo decorre de forma anónima e em conformidade com as normas de proteção de dados, sem recolha de informação pessoal. Assim, basta entrar, escolher e sair – o valor é cobrado automaticamente, sem filas nem interrupções.
Vasco Portugal, CEO & Co-Founder da Sensei, líder da Smart Retail, sublinhou: “Este projeto reflete a força da colaboração entre a Sensei e a NOS na criação de novas experiências de compra suportadas por Inteligência Artificial e conectividade 5G. A união destas competências permite-nos explorar o potencial do retalho autónomo para além do supermercado, levando-o a espaços de conveniência integrados no dia a dia das pessoas. Juntos, estamos a construir o futuro do retalho. Um futuro em que a tecnologia atua de forma invisível, simplificando a vida dos consumidores e tornando cada interação mais fluida e intuitiva.”
A loja está a ser desenvolvida dentro do Smart Retail, um projeto que junta 22 entidades visando o desenvolvimento, demonstração e industrialização de tecnologias de suporte a uma nova geração de retalho. O objetivo é promover novos formatos de retalho, nomeadamente de lojas autónomas/híbridas, de Pods, de Smart Cabinets, assim como outras tecnologias periféricas capazes de melhorar a experiência dos consumidores. Desta forma, pretende-se contribuir para direcionar o perfil de especialização do País para soluções de elevado valor acrescentado e para a geração de riqueza e emprego.