Ação sustentável

Stakeholders
A nossa abordagem aos stakeholders​
Criámos um modelo de relação com os stakeholders, que implementamos de forma permanente, para potenciar a criação de valor partilhado e o estabelecimento de relações de confiança e responsivas. ​

1. Estamos atentos

Dispomos de mecanismos de aferição regular e sistemática das necessidades e expectativas dos nossos stakeholders, do que os impacta, do que valorizam e do que necessitamos de melhorar.

Sistematizamos os resultados gerados pelos mecanismos de auscultação de stakeholders, e mapeamos os impactos referenciados pelos nossos stakeholders.

Analisamos a informação gerada por esses mecanismos, bem como tendências e referenciais setoriais – de governance, ambientais e sociais relevantes que a complementam.

Ouvir | Identificar | Antecipar | Perceber impacto e satisfação

2. Integramos

Reconhecemos a nossa responsabilidade e impacto perante os nossos stakeholders, que valorizamos e respeitamos através dos nossos valores e princípios.

Definimos compromissos para com estes, que revalidamos ou ajustamos de acordo com os sinais proporcionados pelos nossos mecanismos de auscultação, análise e interação.

Priorizamos e ponderamos os inputs dos nossos stakeholders, e demais análises que fazemos, na definição das nossas prioridades estratégicas, bem como na definição de planos de melhoria e no estabelecimento de dinâmicas de cooperação e parceria.

Integramos as prioridades e melhorias que identificamos na gestão das operações e em novos desenvolvimentos.

Determinamos, para os nossos impactos significativos, a abordagem mais adequada para os prevenir, mitigar ou remediar.

Respeitar | Priorizar | Incluir | Planear e implementar

3. Comunicamos

Monitorizamos e medimos o nosso desempenho face a aspetos de compliance e face às nossas prioridades estratégicas as quais ponderam as necessidades e impacto nos stakeholders.

Prestamos contas, com essa informação, com sentido de oportunidade, materialidade e equilíbrio, bem como com rigor e clareza.

Compreendemos a importância da comunicação e das ligações que estão no centro do nosso negócio, e promovemos uma cultura de proximidade, escrutínio e diálogo regular com os nossos principais stakeholders visando o benefício mútuo. Só assim é possível manter a confiança e o comprometimento.

Prestar contas e informar | Dialogar | Aproximar e cooperar

4. Avançamos Ligados

Ambicionamos prosperar enquanto empresa, acrescentar e partilhar valor com e pelos nossos clientes e stakeholders, indo ao encontro e por vezes antecipando as suas necessidades.

Desafiamos-nos constantemente a fazer mais e melhor com o contributo da nossa política de escuta ativa e cooperação e com o poder da inovação e das tecnologias que operamos e dominamos em prol dos nossos clientes e de uma sociedade mais evoluída e sustentável.

Fomentamos parcerias estratégicas e o empreendedorismo e influenciamos os nossos fornecedores e parceiros de negócio a melhorar, contribuindo para um mundo mais inclusivo e ligado a todos.

Melhorar | Conectar | Inovar e acrescentar valor

Os nossos Stakeholders​

Quem são?​

Todos os clientes em todos os setores no mercado B2C e no mercado B2B. Colocamos os nossos clientes no centro das nossas ações e decisões, procurando continuamente responder de forma eficiente e eficaz às suas necessidades.​ Ligamos famílias, empresas e o país com serviços de telecomunicações de última geração.​ Surpreendemos constantemente os nossos clientes com inovação relevante, antecipando as suas necessidades.

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​​
  • Clareza da informação ao cliente e condições contratuais​​
  • Cobertura e qualidade da rede​​
  • Combate à corrupção​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Emissões de gases com efeito de estufa ​​
  • Inovação​​
  • Prevenção da exposição a campos eletromagnéticos​​
  • Produtos e serviços com benefícios sociais e ambientais​​
  • Proteção da privacidade​​
  • Reciclar equipamentos usados dos clientes​​
  • Resolução de problemas de produtos e serviços contratados​​
  • Transparência e tratamento equitativo​​
  • Resiliência da rede e resposta a emergências​​
  • Competitividade de preços​​
  • Produtos e serviços para clientes com baixas posses ou necessidades especiais​​
  • Credibilidade​​
  • Combate à literacia digital incl. Reskilling /Upskilling​​
  • Melhor experiência de entretenimento​​
  • Somos uma alavanca de transformação dos nossos clientes para uma maior eficiência e competitividade das empresas nacionais​​
  • Proximidade​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional​​
  • Defesa da cultura nacional

 

Mecanismos de Interação:​

  • Fórum NOS​
  • Lojas​
  • Canais Digitais (ex. App NOS)​
  • Linha de atendimento​
  • Estudos de mercado e de satisfação​
  • Redes sociais

Quem são?​

  • Acionistas​
  • Investidores​
  • Analistas Financeiros e outros stakeholders financeiros​
  • Agentes de mercado de capitais (por exemplo, CMVM, Euronext, etc)

Mantemos uma cultura de excelência na operação, de rigor na entrega de resultados e de disciplina na gestão dos nossos ativos e dos investimentos que fazemos.​ Cumprimos com os compromissos que assumimos perante os nossos acionistas, mantendo uma performance financeira sólida.​ Somos otimistas em relação ao futuro e ambiciosos nos objetivos que assumimos enquanto empresa.

 

Tópicos relevantes:​

  • Boas práticas de Governo Societário​​
  • Boas práticas em matérias fiscais​​
  • Cibersegurança​​
  • Combate à corrupção ​​
  • Desempenho operacional e financeiro​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Emissões de gases com efeito de estufa​​
  • Práticas anti-concorrenciais e de mercado​​
  • Produtos e serviços com benefícios sociais e ambientais​​
  • Proteção da privacidade​​
  • Reciclar equipamentos usados dos clientes​​
  • Respeito pelos Direitos Humanos e dos Trabalhadores​​
  • Retorno acionista​​
  • Credibilidade​​
  • Conformidade legal e regulamentar

 

Mecanismos de Interação:​

  • Contacto direto​
  • Roadshows​
  • Conferências da especialidade​
  • Divulgação de resultados ​
  • Website Institucional

Quem são?​

  • Colaboradores​
  • Gestores​
  • Trainees e estagiários​
  • Candidatos e potenciais colaboradores

Mantemos uma aposta inegociável na ética, no rigor, na inclusão e na meritocracia em todos os momentos e em todos os contextos.​ Promovemos o equilíbrio sustentável entre a vida pessoal e profissional, construindo as bases para modelos de trabalho adaptados à nova realidade e mais sustentáveis.​ ​Apostamos na retenção, formação e atração de talento, procurando assegurar as competências para os desafios de hoje e de amanhã.​ ​Acreditamos no valor da diversidade e estamos comprometidos em reforçar a nossa aposta num futuro ainda mais inclusivo.​

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​​
  • Cobertura e qualidade da rede​​
  • Combate à corrupção​​
  • Desenvolvimento de carreira e avaliação​​
  • Diversidade e inclusão​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Produtos e serviços com benefícios sociais e ambientais​​
  • Remuneração e benefícios ​​
  • Resolução de problemas de produtos e serviços contratados​​
  • Segurança, Saúde e bem-estar​​
  • Transparência e tratamento equitativo​​
  • Voluntariado​​
  • Credibilidade​​
  • Melhor experiência de entretenimento​​
  • Competitividade de preços​​
  • Produtos e serviços com benefícios sociais e ambientais​​
  • Inovação​​
  • Resiliência da rede e resposta a emergências​​
  • Combate à literacia digital incl. Reskilling /Upskilling​​
  • Defesa da cultura nacional​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional​

 

Mecanismos de Interação:​

  • Sessão de acolhimento​
  • Intranet​
  • Portal Somos NOS​
  • Estudo de clima social​
  • Redes sociais​
  • Publicações internas

Quem são?​

  • Fornecedores​
  • Consultores​
  • Auditores e entidades certificadas​
  • Parceiros de infraestruturas, componentes, contratação de colaboradores externos, energia, etc…

Somos juntos e transparentes na relação com todos os nossos parceiros, procurando alcançar acordos que maximizem o valor gerado para todas as partes.​ Exigimos que os nossos parceiros tenham uma filosofia de atuação de valores compatíveis com os nossos.

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​​
  • Cobertura e qualidade da rede​​
  • Combate à corrupção​​
  • Desempenho operacional e financeiro​​
  • Desenvolvimento de carreira e avaliação​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Inovação​​
  • Produtos e serviços com benefícios sociais e ambientais ​​
  • Projetos de desenvolvimento local​​
  • Projetos que promovam consumos e estilos de vida sustentáveis​​
  • Respeito pelos Direitos Humanos e dos Trabalhadores​​
  • Segurança, Saúde e bem-estar​​
  • Transparência e tratamento equitativo​​
  • Competitividade de preços​​
  • Produtos e serviços para clientes com baixas posses ou necessidades especiais​​
  • Promoção do empreendedorismo​​
  • Credibilidade​​
  • Melhor experiência de entretenimento​​
  • Somos uma alavanca de transformação para uma maior eficiência e competitividade das empresas nacionais​​
  • Proximidade​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional​​
  • Reskilling / Upskilling

 

Mecanismos de Interação:​

  • Portal de fornecedores​
  • Estudos de satisfação​
  • E-mail de apoio a fornecedores​
  • Intranet para outsourcers​
  • Website Institucional​

Quem são?​

  • Organizações não governamentais ​
  • Fundações ​
  • Associações da sociedade civil

A comunidade está no centro das nossas ações. Promovemos a inclusão digital e social através de projetos educativos e iniciativas sustentáveis, procurando reduzir a desigualdade e melhorar a qualidade de vida da sociedade.​

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​​
  • Cobertura e qualidade de rede​​
  • Combate à corrupção​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Inovação​​
  • Política de Responsabilidade Social​​
  • Projetos de desenvolvimento local​​
  • Projetos que promovam consumos e estilos de vida sustentáveis​​
  • Respeito pelos Direitos Humanos e dos Trabalhadores​​
  • Resiliência da rede e resposta a emergências​​
  • Produtos e serviços para clientes com baixas posses ou necessidades especiais​​
  • Promoção do empreendedorismo​​
  • Voluntariado​​
  • Credíbilidade​​
  • Proximidade​​
  • Competitividade de preços​​
  • Combate à literacia digital incl. Reskilling /Upskilling​​
  • Melhor experiência de entretenimento​​
  • Defesa da cultura nacional​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional

 

Mecanismos de Interação:​

  • Iniciativas de empreendedorismo e de responsabilidade social

Quem são?​

  • Empresas pares do setor e do mercado nacional​
  • Outras grandes empresas nacionais​
  • PMEs​
  • Associações comerciais (trade associations)​
  • Parceiros de cooperação ​
  • Concorrência

Lideramos a inovação e a sustentabilidade na indústria. Investimos em tecnologias avançadas e práticas ESG, garantindo que as nossas operações e parcerias promovam o crescimento sustentável e a competitividade.​

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​
  • Cobertura e qualidade de rede​
  • Combate à corrupção​
  • Eficiência energética e energia renovável​
  • Inovação​
  • Práticas anti-concorrenciais e de mercado​
  • Resiliência da rede e resposta a emergências​
  • Promoção do empreendedorismo

 

Mecanismos de Interação:​

  • Participações em associações nacionais e internacionais​
  • Reuniões e contacto direto

Quem são?​

  • Empresas pares do setor e do mercado nacional​​
  • Associações comerciais (trade associations)​​
  • Parceiros de cooperação ​​
  • Universidades​​
  • Escolas​​
  • Organizações estudantis e associações universitárias​​
  • Centros de pesquisa e inovação​

Lideramos a inovação e a sustentabilidade na indústria. Investimos em tecnologias avançadas e práticas ESG, garantindo que as nossas operações e parcerias promovam o crescimento sustentável e a competitividade.​​

 

Tópicos relevantes:​

  • Cibersegurança​​
  • Cobertura e qualidade de rede​​
  • Combate à corrupção​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Inovação​​
  • Práticas anti-concorrenciais e de mercado​​
  • Resiliência da rede e resposta a emergências​​
  • Promoção do empreendedorismo​​
  • Somos uma alavanca de transformação dos nossos clientes para uma maior eficiência e competitividade das empresas nacionais​​
  • Proximidade​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional​​
  • Defesa da cultura nacional​​
  • Credibilidade​​
  • Transparência e tratamento equitativo​​
  • Diversidade e inclusão​​
  • Reskilling / Upskilling​

 

Mecanismos de Interação:​

  • Participações em associações nacionais e internacionais​​
  • Reuniões e contacto direto

Quem são?​

  • Jornalistas e editores de todos os órgãos de comunicação social: imprensa, TV e online​​
  • Associações de jornalistas/grupos de media​​
  • Agências noticiosas​​
  • Entidades reguladoras

Estabelecemos relações sólidas e de confiança com os órgãos de comunicação social, reconhecendo o seu papel essencial enquanto fonte de informação, disseminação de conhecimento e espaço de debate.​​ Mantemos uma comunicação regular e proativa com os meios, dando a conhecer a atividade da NOS e colaborando no acesso a informação referente à NOS e ao Setor.​​ Acompanhamos a evolução do setor dos media e, através da nossa tecnologia, somos parte ativa na sua transformação digital

 

Tópicos relevantes:​

  • Promoção do empreendedorismo​​
  • Somos uma alavanca de transformação dos nossos clientes para uma maior eficiência e competitividade das empresas nacionais​​
  • Proximidade​​
  • Empresa portuguesa com centro de decisão nacional​​
  • Defesa da cultura nacional​​
  • Credibilidade​​
  • Competitividade de preços​​
  • Eficiência energética e energia renovável​​
  • Emissões de gases com efeito de estufa ​​
  • Cobertura e qualidade da rede​​
  • Conformidade legal e regulamentar

 

Mecanismos de Interação:​

  • Contacto direto ​
  • Participação em conferências e eventos​
  • Divulgação de informação de atividades​
  • Redes sociais