Conduta Responsável

Ética

Comportamo-nos de forma ética em todos os processos do Grupo

Os nossos princípios
A nossa atuação no mercado, nas diversas atividades que realizamos associadas ao negócio está estruturada em princípios que orientam a nossa conduta nas relações que estabelecemos com os nossos stakeholders:

Profissionalismo

Integridade

Independência

Transparência

Como gerimos a ética na nossa cultura organizacional

 

1. Políticas que estruturam o nosso compromisso com a ética

Código de Ética

Define os princípios éticos e regras que governam as relações internas e externas das Empresas do Grupo NOS com os stakeholders. Este é o principal código de conduta da NOS que estabelece os princípios e regras de forma ampla, devendo ser interpretado conjuntamente com os demais códigos/documentos específicos  que regulam determinados aspetos com maior detalhe. O Código de Ética aplica-se a todos os membros dos órgãos sociais e colaboradores do Grupo, e ainda a todos os que representem a NOS (“Parceiros”) e qualquer pessoa ou entidade que preste serviços, a título duradouro ou temporário, ao Grupo (“Fornecedores”).

Código de Conduta sobre Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas

Tem como principal objetivo estabelecer um conjunto de princípios, valores e regras de atuação, transversais a todas as atividades da NOS, contendo, entre outros, as regras aplicáveis ao recebimento e oferta indevida de vantagens, bem como aos domínios da corrupção, tráfico de influência e crimes financeiros, incluindo branqueamento ou fraude na obtenção ou desvio de subsídios, subvenções ou créditos. Define ainda o Responsável pelo Cumprimento Normativo (“RCN” ou “Compliance Officer”) como responsável pela adoção e implementação deste Código e programas de cumprimento dele decorrente.

Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho

O Código de Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho compreende os princípios e regras que visam prevenir e, caso necessário, combater comportamentos de assédio ou outra qualquer forma de atentado à dignidade dos colaboradores ou das pessoas com quem estes se relacionem.

Plano para a igualdade de Género

No Plano para a Igualdade de Género definimos o compromisso e o objetivo da NOS para com a igualdade de tratamento e de oportunidades entre todas as pessoas, promovendo a eliminação de qualquer tipo de discriminação em função do sexo.

 

2. Monitorização do cumprimento dos nossos valores e princípios

Canal de pedidos de esclarecimento e de denúncia

Os pedidos de esclarecimento e as preocupações relacionadas com o cumprimento do Código de Ética e/ou Código de Conduta para a Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas, originadas de Colaboradores, Parceiros, Fornecedores, Clientes ou terceiros, devem ser encaminhados através dos canais criados para o efeito, disponíveis na intranet e no website da NOS.

As comunicações recebidas são tratadas pela Auditoria Interna e, posteriormente, encaminhadas para o Comité de Ética ou para o Conselho Fiscal, de acordo com a natureza da situação (ética ou corrupção em específico).

A NOS, e todos os envolvidos, estão obrigados ao dever de confidencialidade, pelo que toda a informação comunicada deverá ser tratada como confidencial e restrita. Os pedidos de esclarecimento e as denúncias de alegadas irregularidades podem ser colocados de forma anónima (por ex. através de envio de carta anónima ou de envio por um endereço de email específico criado pelo remetente para o efeito), sendo tratados pela NOS que garante o seu anonimato e a confiança no processo. A quem solicite esclarecimentos, exponha dúvidas, comunique uma alegada irregularidade ou esteja envolvido na investigação da mesma, de boa-fé, a NOS garante a não retaliação.

 

3. Envolvimento dos stakeholders para potenciar o alinhamento com os nossos valores e princípios

Plano anual de comunicação e formação para colaboradores, fornecedores e parceiros

A NOS define e implementa planos anuais de ação para a ética, que envolvem a formação e ações de comunicação sobre esta temática. A realização regular destas iniciativas contribui para assegurarmos que partilhamos a informação necessária para que colaboradores e outros stakeholders conheçam os princípios e regras de conduta, e saibam como atuar em caso de detetarem uma potencial irregularidade, ou necessitarem de informação adicional ou de esclarecimento a uma dúvida.

Comité de Ética
O Comité de Ética é responsável pela supervisão e manutenção do Código de Ética da NOS, por monitorizar a sua aplicação e por assegurar que todos os membros dos órgãos sociais e todos os colaboradores da empresa o cumprem. É composto por:

1.
Um administrador não executivo que a preside

2.
O administrador executivo responsável pelo pelouro de Pessoas e Organização

3.
O presidente do Conselho Fiscal, sendo secretariado pelo(a) Diretor(a) de Auditoria

Consulte aqui o regulamento do Comité de Ética.