

Eficiência na operação
Entre 2019 e 2024, reduzimos em 62% o nosso consumo de energia para o tráfego de dados. Este desempenho representa o investimento avultado e continuado que temos vindo a fazer em medidas de eficiência energética e redução de emissões em diversas áreas, desde a rede até aos edifícios. Entre estas medidas destacam-se a modernização integral da rede de acesso móvel e o reforço da capacidade e instalação de equipamentos mais eficientes que resultaram em poupanças de energia na ordem dos 25% para a mesma capacidade de tráfego, bem como a consolidação e virtualização de servidores e a adoção de soluções avançadas de climatização e iluminação em Data Centres, que aumentaram em cerca de 30% a eficiência energética destas instalações.
Clica aqui para ficares a conhecer o nosso programa de eficiência energética.


Transição para uma frota de baixo carbono
Na frota própria, começaram a ser introduzidos veículos híbridos que, no final de 2020, representavam 5% do total das viaturas. Em 2021 aprovámos uma grelha obrigatória de viaturas de função totalmente eletrificada (híbridas e elétricas), para alcançarmos, até 2030, o objetivo de transição para uma frota de baixo carbono. Também em 2021, iniciamos a nossa participação num projeto de reflorestação nacional para compensação de emissões de GEE (gases de efeito de estufa), não evitáveis, resultantes da frota de viaturas dos colaboradores e de serviço da NOS. No final de cada ano são calculadas as emissões associadas à deslocação da frota própria, e posteriormente, são calculados e plantados os hectares de arborização de floresta necessários para assegurar a compensação das emissões.


Descarbonização dos edifícios e lojas
Nos edifícios administrativos, implementámos medidas de modernização e gestão eficiente da climatização e a instalação de tecnologia de iluminação LED, que geraram uma redução consistente do consumo absoluto de energia nos últimos cinco anos. Esta redução foi reforçada, a partir do final do primeiro trimestre do ano, com a adoção do teletrabalho.
Em 2020, o consumo total de energia nos nossos edifícios atingiu um valor 16% inferior ao registado em 2015, ultrapassando o objetivo de redução de 9% que havíamos definido.
Nas lojas próprias, o processo de remodelação, iniciado em 2016, envolveu adoção de iluminação LED, o que permitiu reduzir de forma consistente o consumo de eletricidade.
Em 2020, o consumo foi também influenciado pela limitação do atendimento presencial, registando um valor 43% inferior ao de 2015, e ultrapassando assim o objetivo estabelecido de redução de 35%, no mesmo período.


100% de eletricidade renovável em 2030
O compromisso de consumir exclusivamente eletricidade renovável é uma peça fundamental da nossa estratégia de descarbonização até 2030.
Em 2024, a proporção de eletricidade renovável no nosso consumo total foi de 50%. Para aumentar o uso de eletricidade renovável, estamos a explorar várias opções de mercado e modelos contratuais, como acordos de longo prazo (PPAs – Power Purchase Agreement), contratação de eletricidade 100% renovável e compra das respetivas Garantias de Origem e produção própria.
No final de 2023, instalámos quatro unidades de microgeração solar em salas técnicas da rede fixa para avaliar o potencial de autoprodução renovável. Em 2024, planeamos implementar um sistema de produção solar fotovoltaico maior num dos nossos Data Centres.
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Menos consumo de energia e materiais
As emissões que ocorrem na cadeia de valor, a montante (cadeia de fornecimento) e a jusante (utilização de produtos e serviços pelos clientes) da operação própria, representam, em média, cerca de 80% da nossa pegada de carbono.
Mobilizar fornecedores, parceiros e clientes para a redução de consumos de energia e materiais é essencial para atingir os nossos objetivos de descarbonização, mas também de circularidade.
Os nossos objetivos:
- 90% de emissões de âmbito 1 e 2 em 2030 (vs 2019)
- 30% de emissões de âmbito 3 em 2030 (vs 2019)
- Neutralidade Carbónica em 2040