Eco Rating

O Eco Rating avalia o impacto ambiental de todo o ciclo de vida dos telemóveis, desde a sua produção ao transporte, utilização e fim de vida.

Quais os objetivos do Eco Rating?

O Eco Rating tem essencialmente três objetivos, pensados para acrescentar valor e consciência climática, da indústria ao consumidor final:

1

Ajudar os clientes a fazer escolhas informadas e sustentáveis a nível ambiental

2

Encorajar os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus equipamentos

3

Alinhar a indústria na melhoria da transparência e redução da sua pegada ambiental

Porquê agora?

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental associado aos seus equipamentos, nomeamente ao nível das alterações climáticas e procuram opções mais sustentáveis. Também os fabricantes e operadoras móveis reconhecem a necessidade de demonstrar o seu compromisso para com a proteção do planeta e a importância em disponibilizarem equipamentos com uma menor pegada ambiental.
A iniciativa do Eco Rating nasce assim como uma forma de avaliar e comunicar o impacto ambiental dos equipamentos de uma forma clara e fácil de entender para os consumidores. O Eco Rating fornece uma pontuação com base numa série de critérios ambientais, ajudando os consumidores a fazer escolhas mais informadas e sustentáveis aquando do momento da compra.

Construir um futuro mais sustentável é uma responsabilidade conjunta.

O consórcio responsável pelo Eco Rating acredita que agora é o momento ideal para lançar esta iniciativa conjunta, e que o Eco Rating pode motivar e inspirar toda a indústria móvel a acelerar a sua transição para um modelo mais circular.

Qual é a metodologia?

A metodologia do Eco Rating avalia o desempenho ambiental dos smartphones ao longo do seu ciclo de vida, resultando numa pontuação final.

O Eco Rating utiliza a informação fornecida pelos fornecedores sobre os telemóveis que produzem. A avaliação é feita através da combinação de treze indicadores ambientais e seis critérios referentes à eficiência dos materiais para obter uma única pontuação para cada equipamento. Estes indicadores estão relacionados com a extração de matérias-primas, fabrico do equipamento, processo de logística, uso do equipamento e descarte e no fim de vida, assim como a usabilidade, durabilidade, reparabilidade e reciclabilidade.

A metodologia do Eco Rating tem por base o conhecimento da indústria e melhores práticas através de iniciativas ambientais passadas.

Foi desenvolvida com apoio técnico e supervisão de IHBO (uma agência pública especializada em Ambiente, Desenvolvimento Económico, e Sustentabilidade), com a participação de fabricantes de equipamentos, usando as guidelines mais recentes da União Europeia, ITU-T, ETSI e ISO com novos parâmetros introduzidos onde seja apropriado.

 

O ciclo de vida dos smartphones é constituído por cinco fases:

1. Matérias Primas

Esta é a fase inicial do ciclo que engloba todas as questões ao nível da extração de recursos. Alguns exemplos são o lítio para as baterias, o silício para os circuitos integrados, entre outros. Quanto mais materiais reciclados e menos recursos escassos se usarem na produção de um telemóvel, melhor será o seu Eco Rating.

2. Produção

Fase em que os componentes dos smartphones são produzidos e combinados para o produto final, incluindo a embalagem (plástico) e acessórios (carregador e cabo).  O Eco Rating verifica o impacto desta fase nas emissões de carbono, consumo de energia e outras categorias ambientais.

3. Transporte

Fase em que o equipamento é transportado desde o local de produção até ao país de venda. Esta fase considera a distância, o método de transporte (barco ou avião) e a pegada carbónica.

4. Uso e componentes

Fase em que o telemóvel se encontra nas mãos do cliente e está pronto a ser utilizado. A vida útil de um equipamento depende de vários fatores, incluindo durabilidade, capacidade de atualização, reparabilidade e, ainda, consumo de energia.

5. Fim de vida

A última fase foca-se no impacto ambiental de se desfazer do equipamento, incluindo uma avaliação do quão fácil pode ser recondicionado ou se os materiais podem ser reciclados facilmente.

Atualização da metodologia a partir de 1 janeiro 2023

1 ano e meio após o lançamento do Eco Rating em maio de 2021, surgiu a necessidade de atualizar ligeiramente a metodologia pelas seguintes razões:

  • Novas tecnologias de equipamentos adicionadas (por exemplo: novas câmaras)
  • Lições aprendidas com a identificação de desafios e padrões nos mais de 300 equipamentos abordados
  • Feedback recebido pelos stakeholders (incluindo clientes e operadoras, organismos de normalização, ONGs)

Principais mudanças na atualização da metodologia:

  • Diminuição da ponderação dos critérios que a maioria dos equipamentos já suporta
  • Pontos adicionais para dispositivos que são produzidos com energia renovável, que suportam uma vida útil mais longa e que incluem aspetos de circularidade
  • Diminuição da ponderação dos critérios que a maioria dos equipamentos já suporta
  • Pontos adicionais para dispositivos que são produzidos com energia renovável, que suportam uma vida útil mais longa e que incluem aspetos de circularidade

Nota: Equipamentos avaliados com metodologias diferentes não podem ser comparáveis.

 

Para mais detalhes sobre a nova metodologia do Eco Rating (Versão 2), aplicável a partir de 1 janeiro 2023, clique aqui.

Para mais detalhes sobre a metodologia do Eco Rating, aplicável até 31 dezembro 2022, clique aqui.

Sistema de pontuação

A avaliação do Eco Rating tem em conta diferentes indicadores ambientais (como pegada de carbono e utilização de matérias-primas essenciais) e critérios de eficiência dos materiais, resultando numa pontuação final que varia entre 1 e 100.

Quanto mais próximo a pontuação de um equipamento estiver de 100 (pontuação máxima), melhor é a sua performance a nível ambiental. Este indicador numérico resulta da avaliação do desempenho ambiental de um determinado telemóvel, baseado numa avaliação que considera os seguintes eixos:

Durabilidade

Relativo à robustez do equipamento, bateria e período de garantia do equipamento e dos seus componentes.

Reparabilidade

Relativo à facilidade com que o equipamento pode ser reparado, incluindo o seu design e atividades de suporte que possam aumentar o tempo de uso.

Reciclabilidade

Indica quão bem os componentes do equipamento podem ser recuperados e desmontados e a facilidade com que os seus materiais podem ser reciclados.

Eficiência climática

Avalia as emissões de gases de efeito de estufa durante o ciclo de vida do telemóvel.

Eficiência de recursos

Avalia o impacto causado pela quantidade de matérias-primas essenciais necessárias para produção do equipamento.

Perguntas Frequentes

Não fique com dúvidas, esclarecemos todas as suas questões.
Quem está por trás da iniciativa do Eco Rating?
Quais são os fabricantes de telemóveis participantes?
Porque estamos a fazer isto?
Porquê que nem todas as empresas de telecomunicações e fornecedores de telemóveis estão envolvidos no lançamento inicial?
Como deve ser interpretada a pontuação? Uma pontuação mais alta significa que o desempenho ambiental é melhor?
O que é considerada uma boa pontuação? É possível ter uma pontuação de 100?
Qual é o nível de confiança da metodologia do Eco Rating?
Como é que se pode comparar um telemóvel com o rótulo de Eco Rating com outro telemóvel que não tem o rótulo?
O que posso fazer para otimizar o desempenho ecológico do meu telemóvel?
Qual é o benefício ambiental real em termos de redução de carbono de um telemóvel que é avaliado 10 pontos acima de outro telemóvel?

Para mais informações sobre o Eco Rating, clique aqui