A NOS já tem o serviço de Roaming 5G disponível em mais de 40 países diferentes. Consulte os operadores e o tipo de rede disponível em roaming no seu país de destino.


Disponível para clientes com Tarifários 5G e Upgrade 5G ativo. Saiba mais aqui sobre o 5G da NOS



Perguntas frequentes

Como posso ativar o Roaming?

Se tem um tarifário com fatura, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo. Consulte em cada separador os países e operadores com quem a NOS tem acordo. Nesta modalidade (roaming contratual), o valor das suas comunicações em roaming será debitado na sua fatura.
Se tem um tarifário por carregamento, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado na maioria dos países da Europa e principais países do Resto do Mundo. Nesta modalidade (roaming automático), o custo das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Desta forma, antes de viajar verifique o saldo disponível e se necessário faça um reforço através de um carregamento.
Se tem um tarifário por carregamento e vai viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, ative o roaming contratual. Neste caso, o custo das comunicações em roaming (fora Espaço Económico Europeu) será debitado em fatura.
No Espaço Económico Europeu (EEE) os tarifários por carregamento, descontam do seu saldo tal como em território nacional (independentemente de ter ou não roaming contratual ativo) Para ativar o roaming contratual, tem as seguintes alternativas:

  • Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
  • Linha apoio ao cliente voz móvel 16990;
  • Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível aqui: e enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

A ativação do serviço de Roaming Contratual é efetuada dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária.

Como posso efetuar um carregamento no estrangeiro?

Enquanto se encontra em roaming poderá efetuar carregamentos de três formas:

  • Homebanking: Aceda ao site do seu banco onde quer que esteja e efetue um carregamento;
  • Carregamentos Automáticos: Peça à NOS para carregar automaticamente o seu telemóvel através de Débito Direto em Conta sempre que o seu saldo chegar a €2,50 ou numa data pré-definida por si. Saiba mais sobre este serviço aqui

Se o seu saldo for inferior a 20 cêntimos na União Europeia ou a 2 Euros no Resto do Mundo, a NOS adianta-lhe gratuitamente um saldo mínimo para que não fique sem comunicar no estrangeiro. Este saldo será descontado no carregamento seguinte.

Como posso escolher uma rede quando estou no estrangeiro?

Em roaming, o seu telemóvel irá registar-se de forma automática num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se este procedimento não resultar, poderá fazer uma seleção manual de rede acedendo ao menu de Definições/Rede do telemóvel do seu dispositivo e selecionando o operador que deseja.

Como posso impedir que o meu telemóvel se ligue automaticamente a uma rede estrangeira?

Sempre que estiver perto da fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede espanhola. Para desativar a seleção automática de rede, aceda ao seu menu de definições, verifique a lista de operadores disponíveis e selecione a rede NOS. Se escolher uma rede através da seleção manual e, mais tarde, quiser usar o roaming, selecione manualmente a rede estrangeira pretendida ou escolha a seleção automática da rede.

Como posso realizar chamadas e enviar mensagens no estrangeiro?

Para realizar chamadas e enviar mensagens em roaming deverá marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretende contatar. Consulte aqui os indicativos internacionais. Deverá incluir sempre o código internacional e o código do país, mesmo nos contatos que estão gravados na sua lista telefónica. Exemplo: Para ligar do estrangeiro para Portugal marque 00351 antes do número de telemóvel da pessoa com quem pretende falar.

Quando recebo chamadas no estrangeiro, existe algum custo adicional para quem me liga?

Para receber chamadas ou mensagens quando está em Roaming, basta que a pessoa que o quer contactar marque o seu número de telemóvel como se estivesse em Portugal. A pessoa que lhe liga paga a chamada como se estivesse em Portugal. As chamadas que receber quando estiver no Espaço Económico Europeu serão gratuitas. No entanto, no Resto do Mundo, as chamadas recebidas irão ser taxadas conforme tarifas aplicáveis no país onde se encontra.

Que países integram o Espaço Económico Europeu (EEE)?

O EEE inclui os países da União Europeia, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

Quais os preços de roaming no Espaço Económico Europeu (EEE)?

No EEE, aplicam-se os mesmos preços que em Portugal para as chamadas de voz e vídeo efetuadas, SMS e MMS enviados para outras redes. Se o seu tarifário incluir plafond de tráfego para outras redes, em roaming no EEE, o tráfego utilizado será descontado do plafond. Após atingir o limite associado à Politica de Utilização Responsável de dados em roaming no EEE, consulte aqui as tarifas aplicáveis.

Quais os custos de receção de chamadas em roaming?

No EEE a receção de chamadas é gratuita. Fora do EEE, tem um custo de acordo com o precário em vigor. Consulte aqui.

Como posso controlar os meus consumos de dados no estrangeiro?

No EEE controle o seu consumo da mesma forma que em Portugal. Para consultar o saldo e/ou plafond disponível utilize o *111#. Resto do Mundo (Fora EEE) O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-o a gerir os seus gastos de internet no telemóvel enquanto se encontra no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando se encontra fora do país. Desta forma, para que saiba o que já consumiu, receberá dois alertas automáticos:

  • SMS de aviso quando atingir 80% do limite de consumo mensal (€40, valor sem IVA incluído)
  • SMS sempre que atingir o limite mensal de consumo de €50 valor sem IVA incluído. Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês. Sempre que o acesso seja inibido, o limite de consumo pode ser renovado, enviando gratuitamente um SMS com o texto "Renovar" para o 1279. Para ativar ou desativar este serviço pode enviar uma SMS com o texto “Alterar” para o 1279.

Como posso aceder ao voicemail no estrangeiro?

Para aceder ao seu voicemail enquanto se encontra em roaming, deverá marcar: +351931331330 seguido do seu número de telefone e do código de acesso sempre que estes sejam solicitados. No acesso ao serviço de voicemail e reencaminhamentos, a chamada é taxada de acordo com o tarifário de Roaming aplicável ao país onde se encontra. No EEE o depósito de mensagens no voicemail é gratuito.

Que números devo contactar no estrangeiro para saber mais informações?

*111# (informação sobre a conta) O *111# é um serviço cuja disponibilização está dependente do operador estrangeiro. Quando disponibilizado, é transversal às duas modalidades de roaming disponíveis: contratual e automático. Se o operador não tiver o serviço disponível, receberá a seguinte mensagem: 'Sem acesso ao serviço'. Para saber mais sobre o contacto *111# clique aqui.

1279 (linha de informação de roaming) Disponibilizamos a linha de consulta gratuita com informação dos preços de roaming. Nesta linha poderá consultar todas as tarifas de voz, SMS e dados em roaming. Para aceder, deve ligar 1279 (se estiver em Portugal) ou 00351931279000 (se estiver no estrangeiro).

16990 (linha de apoio ao cliente voz móvel) ou 16990 (linha de apoio ao cliente com televisão) Para falar com um assistente enquanto se encontra em roaming, é necessário marcar 00351931699300 (se tiver um tarifário de voz móvel) ou 00351929001799 (se tiver um pacote de televisão NOS). Este serviço tem o custo de uma chamada em roaming do país onde se encontra para Portugal.

16100 (linha de apoio ao cliente NOS Profissionais e Empresas) ou 16109 (linha de apoio ao cliente Corporate) Para falar com um assistente enquanto se encontra em roaming, é necessário marcar 00351931616100 (linha de apoio ao cliente NOS Empresas) ou 00351931616109 (linha de apoio ao cliente Corporate). Este serviço tem o custo de uma chamada em roaming do país onde se encontra para Portugal.

Quando chego a um novo país o que tenho de fazer para começar a usar o Net Roaming?

Se o seu tarifário tiver o serviço de NET Roaming disponível, ligue os dados móveis do seu telemóvel e desbloquear a utilização de dados moveis em roaming para poder começar a usar o serviço. A partir do momento que liga os dados moveis no seu telemóvel será automaticamente ativo um pacote Net Roaming com 200MB de dados por €6,10 (Valor sem IVA incluído).