Roaming Empresarial

Conselhos e dicas de utilização

Ativar o Roaming 
 

Consoante o tipo de tarifário, o funcionamento do roaming pode ser distinto. Se tem um tarifário pós-pago, o valor das suas comunicações em roaming será debitado na sua fatura. 
Se tem um tarifário pré-pago, o valor das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Se viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, deverá ativar o roaming contractual. 
 
Para ativar, poderá seguir uma das alternativas:

  • Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;

  • Linha apoio ao cliente voz móvel: 16990;

  • Proposta de subscrição: Preencher a proposta enviar para: NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

Escolher uma rede no estrangeiro

Em roaming, o seu telemóvel irá registar-se de forma automática num dos operadores com os quais a NOS tem acordo. Se este procedimento não resultar, poderá efetuar uma seleção manual de rede acedendo ao menu de Definições/Rede do telemóvel do seu dispositivo e selecionando o operador que deseja. As tarifas aplicáveis serão com base no país que se encontra independentemente da operadora em que estará registado.

Zonas fronteiriças

Sempre que estiver perto de uma fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, podendo entrar em regimes de taxação diferentes. Para desativar a seleção automática de rede, aceda ao seu menu de definições, verifique a lista de operadores disponíveis e proceda à seleção manual da rede NOS, em território nacional, ou de um operador do país onde se encontra.

Carregar o saldo no estrangeiro

Em roaming, pode carregar o seu saldo de duas formas:

  • Homebanking: Aceda ao site do seu banco onde quer que esteja e efetue um carregamento;
  • Carregamentos automáticos: Peça à NOS para carregar automaticamente o seu telemóvel através de Débito Direto em Conta sempre que o seu saldo chegar a €2,50 ou numa data pré-definida por si. 

Se o seu saldo for inferior a 20 cêntimos na União Europeia ou a €2 no Resto do Mundo, a NOS adianta-lhe gratuitamente um saldo mínimo para que não fique sem comunicar no estrangeiro. Este saldo será descontado no carregamento seguinte.

Condições do seu tarifário em roaming

Em roaming, quando se ligar a uma rede estrangeira irá receber uma SMS de boas-vindas com as tarifas aplicáveis no país em que se encontra.

No Espaço Económico Europeu, as chamadas de voz, SMS e MMS serão taxadas de acordo com o seu tarifário nacional, sendo consideradas como comunicações para outras redes móveis nacionais. A internet no telemóvel e a internet móvel serão taxadas de acordo com o seu tarifário nacional, podendo ser sujeitas a uma Política de Utilização Responsável.

No Resto do Mundo (fora EEE), as chamadas de voz, SMS, MMS e a internet no telemóvel serão taxadas consoante o país em que se encontra. 

Efetuar comunicações no estrangeiro

Para realizar chamadas e enviar mensagens em roaming deverá marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretende contatar. Consulte aqui os indicativos internacionais. Deverá incluir o código internacional e o código do país, mesmo nos contatos que estão gravados na sua lista telefónica. Exemplo: Para ligar do estrangeiro para Portugal marque 00351 antes do número de telemóvel da pessoa com quem pretende falar.

Receber comunicações no estrangeiro

Para receber chamadas ou mensagens quando está em Roaming, basta que a pessoa que o quer contactar marque o seu número de telemóvel como se estivesse em Portugal. A pessoa que lhe liga paga a chamada como se estivesse em Portugal. As chamadas e as mensagens que receber quando estiver no Espaço Económico Europeu serão gratuitas. No entanto, no Resto do Mundo, as chamadas recebidas irão ser taxadas conforme tarifas aplicáveis no país onde se encontra.

Utilização de dados móveis em roaming

De forma que tenha utilização mais económica de dados em roaming, recomendamos que:

  • Desative as atualizações automáticas nas definições do seu telemóvel;

  • Antes de viajar, faça o download de aplicações e mapas dos sítios que vai visitar;

  • Confira nas definições do seu telemóvel se tem ativo/desativo a opção “Dados em Roaming”.

Controlo de Consumos de Dados

Na União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein controle o seu consumo da mesma forma que em Portugal. Para consultar o saldo e/ou plafond disponível utilize o *111#.

Resto do Mundo (Fora EEE)

O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-o a controlar os seus gastos de internet no telemóvel enquanto se encontra no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando se encontra fora do país. Desta forma, para que saiba o que já consumiu, receberá dois alertas automáticos:

  • SMS de aviso quando atingir 80% do limite de consumo mensal (€49,20, IVA incluído)

  • SMS sempre que atingir o limite mensal de consumo de €61,50 (IVA incluído). Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês. Sempre que o acesso seja inibido, o limite de consumo pode ser renovado, enviando gratuitamente um SMS com o texto "Renovar" para o 1279.

Voicemail no estrangeiro

Para aceder ao seu voicemail enquanto se encontra em roaming, deverá marcar: +351931331330 seguido do seu número de telefone e do código de acesso sempre que estes sejam solicitados. No acesso ao serviço de voicemail e reencaminhamentos, a chamada é taxada de acordo com o tarifário de Roaming aplicável ao país onde se encontra.

Na União Europeia o depósito de mensagens no voicemail é gratuito.

Para mais informações

Consulta de saldo: Marque *111#

Linha de informação de roaming: Ligue gratuitamente 1279 (se estiver em Portugal) ou 00351931279000 (se estiver no estrangeiro)

Linhas de Apoio ao Cliente*

  • Se tem voz móvel, ligue 16993 (se estiver em Portugal) ou 00351931699300 (se estiver no estrangeiro).

  • Se tem pacote com televisão, ligue 16990 (se estiver em Portugal) ou 00351929001799 (se estiver no estrangeiro).

  • Clientes NOS Profissionais e Empresas, ligue 16100 (se estiver em Portugal) ou 00351931616100 (se estiver no estrangeiro).

  • Clientes Corporate, ligue 16109 (se estiver em Portugal) ou 00351931616109 (se estiver no estrangeiro).

  • Cliente WTF, ligue 16107 (se estiver em Portugal) ou 00351931610700 (se estiver no estrangeiro).

*Este serviço tem um custo de uma chamada em roaming do país onde se encontra para Portugal.