Plano de comunicações MC
Esta chamada é para todos
Olá. Preparámos este site para ti, para que possas conhecer e tirar o melhor partido do plano de comunicações MC. Este site está organizado por temas, em questões e respostas, de forma a facilitar a pesquisa e utilização. Caso permaneça alguma questão podes contactar a NOS, através da linha dedicada 800 100 440 (segunda a sexta das 09:00 às 18:00) ou falar com o teu líder ou com o pivot da tua área de trabalho. Esperamos que gostes e que seja útil para ti.

As condições do meu Plano de Comunicações MC

O que é o plano de comunicações da MC?

É o teu novo plano de comunicações NOS que a MC te disponibiliza e que te permite comunicar sem preocupações para todas as redes fixas e móveis nacionais e usufruir de um plafond de dados móveis para navegares na internet, através do teu smartphone. 

Quais são as condições do meu Plano?

O teu plano dá-te acesso a:

Chamadas e SMS ilimitadas nacionais, para comunicares para redes fixas e móveis (mediante utilização responsável, isto é, até 8500 min/SMS/MMS por mês)
6GB de dados móveis, para acederes à internet
Oferta de telemóvel: acesso a um voucher que poderás utilizar numa loja NOS para teres um Xiaomi Redmi 13C gratuito. Em alternativa poderás usar o voucher em qualquer outro telemóvel beneficiando de um desconto de 70€ sobre o PVP.

Em que consiste a política de utilização responsável?

Podes usufruir do teu tarifário de forma livre mas responsável, até aos 8500 minutos / SMS / MMS, por mês.

Tenho 6GB de dados móveis. O que posso fazer, na internet, com este plafond?

O pacote de 6GB incluído no benefício permite-te uma utilização plena e confortável da internet no teu smartphone. Em média, por mês, os teus 6GB de tráfego, permitem-te:

•Aceder a 9.000 páginas web
•Navegar no Facebook durante 220 horas
•Aceder a 15.000 fotografias no Instagram
•Ouvir 35 horas de música no Spotify
•Ver vídeos no Youtube durante 20 horas

Quais as vantagens do Plano de comunicações da MC?

Terás chamadas e SMS nacionais para utilizar, bem como um plafond de dados para acesso à Internet e um smartphone para poderes tirar o melhor partido do plano.

Como posso ativar o meu plano?

O teu plano já está ativo. Podes começar a usufruir já. No teu KIT, encontras tudo o que precisas para começar a utilizar:

Um cartão SIM com o novo número NOS que basta colocares no telemóvel
• O formulário de Portabilidade, se preferires manter o teu número pessoal atual
O teu Voucher (em formato de código), para adquirir o teu novo smartphone

O meu tarifário

Quais as chamadas abrangidas pelo meu novo Plano?

Estão incluídas no teu novo Plano todas as chamadas para números nacionais, de redes fixas e móveis, incluindo chamadas dentro do Espaço Económico Europeu (até ao limite de 8500 min/SMS/MMS por mês).

O teu tarifário não inclui:

Comunicações para números especiais que tenham custo associado / chamadas de valor acrescentado: números iniciados por “1”, “6”, “7” e “8” (números gratuitos, que iniciem por estes algarismos, também não têm custo). • Comunicações para números internacionais

Posso mudar o tarifário que me foi atribuído?

As condições do teu tarifário são exclusivas para colaboradores MC e não podem ser alteradas.

Posso manter o meu número atual (mesmo que seja de outra rede) e usufruir do novo tarifário?

Sim podes. Se já és cliente NOS, liga para a linha de apoio 800 100 440 e pede a associação do teu número atual ao teu novo tarifário. Quando ligares, tem contigo os dados do atual titular de conta NOS.

Se ainda não és cliente NOS e tens um número de outro operador, deves pedir a Portabilidade do teu número atual, para o novo tarifário. Utiliza o formulário que te foi entregue no teu KIT e liga para o número 800 100 440, todos os dias úteis, das 9h às 18h e pede ajuda, se tiveres dúvidas.

Consulta tudo sobre o pedido de Portabilidade aqui.

Se perder o meu cartão SIM, como devo proceder?

Se perderes o teu cartão, podes pedir uma 2ª via do mesmo diretamente à NOS, ligando para o número 800 100 440 e identificando-te como colaborador MC (com o teu número de colaborador).

O meu voucher/equipamento

O que é o Voucher que recebi / vou receber?

O voucher é um código que te será entregue juntamente com o teu KIT e que poderás utilizar para trocar por um smartphone, numa loja NOS (incluindo Loja Online):

• Podes trocar pelo novo Smartphone Xiaomi Redmi 13C, sem qualquer custo para ti;
• Em alternativa, poderás escolher outro smartphone, ficando a teu cargo o pagamento do valor que exceda os 70€.
• Se já completaste 36 meses deverás aguardar pelo teu código durante os próximos 15 dias.

Qual a validade do meu voucher?

O teu voucher tem a validade de 3 meses.

Onde posso utilizar o meu voucher, para adquirir o meu novo Smartphone?

Podes utilizar o teu voucher:

Numa Loja Física NOS: leva o teu voucher contigo e troca diretamente por um smartphone Xiaomi Redmi 13C sem custos. Em alternativa, podes escolher outro smartphone, ficando a teu cargo o pagamento do valor que exceda os 70€, que poderás regularizar em numerário, multibanco/cartão de crédito ou MBWay.

No momento da compra, deves indicar ao lojista de que dispões de um voucher.

Na Loja Online NOS. Acede a este link e:

a. Escolhe a opção sobre o teu telemóvel Xiaomi Redmi 13C (ou outro que seja da tua preferência)
b. Clica em “Comprar já”
c. Indica o código do teu voucher em “Aplicar um Voucher de Desconto”
d. Indica a morada de entrega que preferes (em casa ou na loja NOS mais próxima) e confirma a tua compra
e. Caso escolhas um smartphone diferente do Xiaomi Redmi 13C, com valor superior a 70€, receberás, por SMS, a referência Multibanco para pagamento da diferença
f. Após a realização do pagamento, o smartphone é enviado para a morada que indicares.

Quais são as características do smartphone Xiaomi Redmi 13C?

O Xiaomi Redmi 13C é um smartphone com as seguintes especificações:

• Câmara traseira 50MP​
• Câmara Frontal 5MP​
• Ecrã 6.74” HD+ LCD 90Hz​
• Memória 128GB / 4GB RAM​
• Dual SIM​
• Ligações USB-C, NFC, GPS, WiFi, BT 5.3​
• Sistema operativo Android 13​
• Sensores Acelerômetro, Proximidade, Bússola, Impressão digital​
• Conteúdo caixa Adaptador, cabo USB

O meu voucher de 70€ permite adquirir o Xiaomi Redmi 13C sem custos, mesmo que o PVP na Loja NOS seja superior?

Sim, poderás trocar o teu voucher pelo Xiaomi Redmi 13C sem custos para ti. Caso pretendas adquirir um outro equipamento com custo superior a 70€, poderás fazê-lo, suportando a diferença.

O que devo fazer, se o smartphone Xiaomi Redmi 13C estiver esgotado, na loja NOS à qual me dirigir?

Neste caso, deves efetuar a tua encomenda na Loja, indicando o número do teu voucher e a morada na qual pretendes que o teu equipamento seja entregue (em tua casa ou diretamente na loja). A NOS enviar-te-á o teu novo smartphone num prazo máximo de 4 dias úteis.

Quando terei acesso a um novo voucher?

Terás direito a um novo voucher 36 meses após a emissão deste primeiro vale.

Se sair da empresa, tenho de devolver o telemóvel?

Não. O equipamento é teu, não sendo necessário proceder à devolução

Se sair da empresa, posso manter o número?

Sim, se saíres da empresa podes manter o teu número. Terás de aderir a um novo tarifário, cujo custo será suportado por ti. A MC informará a NOS sobre a tua saída para que, seguidamente, possas contactar a NOS e escolher o melhor tarifário para ti.

Em caso de Avaria ou Roubo do smartphone, como devo proceder?

Em caso de avaria do equipamento, deves contactar a Linha NOS de Suporte Pós-Venda (800 930 801,) para solicitar a reparação. Poderás encontrar maior detalhe sobre os serviços de reparação NOS aqui.
O equipamento não dispõe de seguro contra roubo. Em caso de perda ou furto a empresa não procede à emissão de novo voucher.

Como manter o número - migração e portabilidade

Se já tiver um Pacote na NOS, com fidelização, posso migrar o meu número de telemóvel para o Plano de Comunicações MC, sem custos, e manter o pacote?

Sim, é possível:

1. Podes optar por substituir o teu número de telemóvel por outro número (sem qualquer custo) e manter o teu pacote residencial sem alteração de condições; OU
2. Podes retirar o teu número de telemóvel do teu pacote residencial. Neste caso, o valor de custo do teu número é deduzido da tua fatura mensal (sem qualquer penalização);

Se, após a migração do teu número para o Plano MC, o teu pacote residencial ficar sem números de telemóvel associados, será necessário escolheres um novo pacote de comunicações NOS (que não tenha opção de números móveis). Esta operação não terá qualquer custo para ti.

Se já tiver um telemóvel NOS, com fidelização, posso migrar o meu número de telemóvel para o Plano de Comunicações MC, sem custos?

Sim podes. Podes migrar o teu número para o Plano de Comunicações MC, sem quaisquer custos associados a incumprimento contratual. Neste caso, o teu plano de fidelização é cancelado e o teu número transferido para o Plano Tarifário do teu plano de Comunicações MC.

Como devo proceder para migrar o meu número de telemóvel que estava associado a um pacote residencial com fidelização, para o Plano de Comunicações MC, sem custos?

É simples. Liga para a linha 800 100 440 ou dirige-te presencialmente a uma loja NOS. A NOS ajudar-te-á neste processo.

Como devo proceder para migrar o meu número de telemóvel com fidelização, para o Plano de Comunicações MC, sem custos?

É simples. Liga para a linha 800 100 440 ou dirige-te presencialmente a uma loja NOS. A NOS ajudar-te-á neste processo.

O que é a portabilidade?

A portabilidade é a funcionalidade que te permite mudar de operador e manter o teu atual número de telemóvel, mesmo que seja de uma operadora distinta da NOS.

É recomendado que a portabilidade seja efetuada com o cartão SIM em Portugal, por forma a que te possas registar na rede e assim funcionar na sua plenitude.

Quem necessita realizar o pedido de portabilidade?

O pedido de portabilidade deve ser efetuado se o teu atual número de telemóvel não pertencer à rede NOS e pretenderes associá-lo ao teu novo tarifário.

O meu atual número é NOS e pretendo associá-lo ao novo tarifário. Tenho de pedir Portabilidade?

Neste caso, não necessitas pedir portabilidade. Liga para a linha de apoio 800 100 440 e pede a associação do teu número atual ao teu novo tarifário.

A portabilidade do meu número para a NOS tem custos?

O pedido de portabilidade é totalmente gratuito.

O que tenho que fazer para pedir a portabilidade do meu número para a NOS?

É simples:

1) Preenche o formulário de portabilidade que te foi entregue. No preenchimento, deves ter em atenção o seguinte:

- Dados de cliente/titular no operador de origem: preenche todos os campos indicados com os dados do atual titular no número. Se o serviço/número não estiver em teu nome, deves colocar os dados do atual titular.
- Dados do cliente / titular na NOS: preenche apenas o campo “Nº de Telemóvel do cartão NOS, com o número de telemóvel novo que te foi atribuído, no âmbito deste beneficio;
- Assinatura e Data: o formulário deve ser assinado pelo titular do serviço, conforme o seu documento de identificação

2) Anexa ao formulário a cópia do cartão de cidadão do atual titular do número;

3) Envia o formulário e cartão de cidadão para a NOS, por uma das seguintes vias:

i. Por correio, utilizando o envelope RSF que te foi entregue
ii. Por email, para manter@nos.pt
iii. Entrega diretamente numa loja NOS
iv. Por correio, utilizando um envelope normal, para APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721- 501 LISBOA

Antes de enviares o pedido de Portabilidade à NOS, assegura que:

1) O formulário se encontra assinado pelo atual titular do cartão/serviço, conforme cartão de cidadão ou outro documento de identificação
2) Que utilizaste o número do outro operador até há, pelo menos, três meses
3) Que tens contigo o novo cartão e um smartphone desbloqueado à rede NOS

Onde encontro a documentação da portabilidade?

O formulário, assim como o envelope RSF encontram-se no KIT que te foi entregue, juntamente com o cartão SIM e o Voucher.

Caso tenhas extraviado / perdido estes documentos, deves contactar com a Linha de Apoio da NOS 800 100 440 e solicitar o envio de uma segunda via.

Poderás também pedir a portabilidade diretamente numa loja NOS.

Como tomo conhecimento sobre a data em que ocorrerá a portabilidade do meu número?

Após a confirmação do teu pedido, irás receber um SMS, com indicação do dia e janela de portabilidade onde ocorrerá a alteração.

O que é a janela de portabilidade?

É o período de 3h consecutivas no qual o número será ativado para a NOS e desativado no operador de origem.

Como sei que a portabilidade foi efetuada com sucesso?

Irás receber um SMS com a confirmação da conclusão do processo. Assegura que o teu cartão se encontra colocado num telemóvel desbloqueado à rede NOS.

O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade. Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao teu novo operador sempre que pretendas portar o seu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

Onde encontro o CVP?

• Na fatura de comunicações (operador atual)

• Na Área de Cliente

• Podes pedir também por SMS:
- MEO: 16200 (texto SMS: “CVP“)
- Vodafone: 12815 (texto SMS: “CVP“)

Comunicações extra tarifário MC

Caso esgote as condições do meu tarifário antes do final do mês, posso continuar a usufruir do mesmo?

Sim, podes. Neste caso, os custos que excedam as condições do tarifário da empresa, serão suportados por ti. Para continuar a usufruir, deves efetuar um carregamento do teu cartão, no Multibanco, com o valor que estimas utilizar.

Como faço o carregamento do telemóvel no Multibanco?

1) Introduz o teu cartão MB no Multibanco
2) Escolhe a opção “Pagamentos de Serviços”
3) Escolhe a opção “Telemóveis”
4) Escolha e opção “NOS”
5) Introduz o teu número de telemóvel
6) Introduz o valor do carregamento que pretendes efetuar
7) Escolhe se quer receber fatura com ou sem contribuinte
8) Confirma

Se atingir o limite dos meus dados móveis, serei avisado antecipadamente?

Sim, serás notificado por SMS em dois momentos:

• Quando faltarem 50 Mbytes para o final do pacote de dados e
• Quando o teu plafond de dados móveis se esgotar

Após esgotado o volume de dados, o acesso à Internet fica barrado até à data de renovação da mensalidade no primeiro dia de cada mês.

Caso pretendas continuar a navegar, deves efetuar um carregamento no Multibanco.

Como posso consultar os meus consumos?

• No teu telemóvel, digitando o código *111#, seguido da Tecla de chamada

OU

• Utilizando a App NOS, que poderás instalar gratuitamente e sem custo no teu telemóvel

Quais são as tarifas/custos que terei de assumir?

Se esgotadas as condições do meu tarifário de colaborador ou se as comunicações não estiverem incluídas no tarifário, terás que assumir estas tarifas:

 Tarifa (min/sms/mms/MB)
min/sms/mms (1)€0,056
dados nacionais (1)€0,008
internacional Zona 1 (2)€0,185
internacional Zona 2 (2)€0,554
internacional Zona 3 (2)€1,107
internacional Zona 4 (2)€4,305

Taxação base de voz: 60+1
Taxação base de sms/mms: 1+1
Taxação base de dados: 1KB

(1) Inclui comunicações em roaming EEE, de acordo com o regulamento RLAH.
(2) Zonas Internacionais: Zona 1: Europa Ocidental, Zona 2: Resto da Europa, África Sul, Brasil, PALOP, Magrebe, Zona 3: Resto do Mundo, Zona 4: Satélite

Quero deslocar-me ao estrangeiro e continuar a usufruir do meu Plano de Comunicações. O que devo fazer?

No Espaço Económico Europeu - EEE (países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein): o teu plano de comunicações já permite esta utilização

No Resto do Mundo: para poderes utilizar o teu plano,é necessário ativares um contrato de subscrição com a NOS, de modo a que a faturação destes consumos adicionais te possa ser diretamente endereçada (Split Billing – faturação separada).

Como é que ativo o Split Billing – faturação separada?

Para ativar o Split Billing e o Roaming no Resto do Mundo, é necessário ativares online um contrato de subscrição com a NOS a título pessoal.

Liga para a linha 800 100 440 e terás todo o apoio necessário.

Garante que tens contigo os seguintes dados:

• o IBAN para débito direto
• o email para ativar o envio da fatura eletrónica

Podes consultar todas as informações sobre a faturação eletrónica e o débito direto, pela NOS, clicando aqui.

Quais são os custos dos serviços em Roaming no Resto do Mundo?

Deves considerar que os custos das comunicações em Roaming no Resto do Mundo são sempre mais elevados. Por esse motivo e para um melhor controlo do teu orçamento, sugerimos que utilizes as tuas comunicações de forma responsável.

Podes encontrar as tarifas em Roaming na tabela abaixo:

 Tarifas voz efetuadaTarifas voz recebidaTarifa sms efetuadaTarifa dados
Roaming RM Z2 (1)€1,845€0,369€0,615€7,380
Roaming RM Z3 (1)€1,845€1,230€0,615€7,380
Roaming RM Z4 (1)€3,075€1,845€0,615€7,380
Roaming RM Z5 (1)€1,476€0,615€0,246€7,380

Taxação base de voz: 60+1
Taxação base de sms/mms: 1+1
Taxação base de dados: 1KB+1KB

(3) Zonas de roaming Resto do Mundo: Zona 2: Resto da Europa, Magrebe, Zona 3: Canadá, Zona 4: Resto do Mundo, Zona 5: Suíça, EUA, Moçambique, Cabo Verde, Egipto, Vietnam, Índia, Emirados Árabes Unidos

Reparação de equipamentos

O meu equipamento encontra-se com problemas. Tenho direito a serviço de reparação?

Dentro do período de garantia (2 anos), todos os são abrangidos pelo serviço de reparação gratuita da NOS, disponível em 87 pontos de venda, no país. Poderás consultar o centro de reparação mais próximo de ti clicando aqui.

Todos os serviços de reparação estão cobertos pela garantia, nos primeiros 24 meses?

Caso o equipamento apresente danos físicos visíveis que tenham impacto na anomalia que pretendes reparar, esta reparação poderá ter custos, mesmo que seja efetuada dentro do prazo de garantia.

A título de exemplo, dentro do prazo de garantia, estão cobertos danos como:
- Mossas, fissuras e desgaste no aro e covers do telemóvel
- Tampa traseira danificada
- Conector de carga com folga

Não são considerados como danos cobertos pelo período de garantia:
- Leitor SIM ou Pinos de Bateria danificados
- Ecrã Tátil ou display danificados
- Lente da câmara danificada
- Conector de bateria danificado

Se entregar o meu telemóvel para reparação, a NOS empresta um equipamento?

Sim, a NOS disponibiliza-te gratuitamente um equipamento de empréstimo. Este equipamento será de gama igual ou inferior ao modelo avariado.

Este serviço encontra-se disponível em todas as Lojas NOS com serviço de reparação, mediante disponibilidade de stock.

Posso pedir um estafeta, para levantamento do meu telemóvel avariado?

Sim, a NOS disponibiliza um serviço de estafeta, para recolha e entrega do equipamento:

• Gratuito: sempre que te encontrares a mais de 50km de uma Loja NOS, com serviço de reparação.
• Com custo de 29,45€, se te encontrares a menos de 50 kms. O Custo ser-te-á cobrado via débito na fatura de comunicações.

O agendamento do serviço de estafeta pode ser efetuado através do endereço as.corporate@nos.pt ou via Linha NOS Pós-Venda 800 930 801.

Como posso saber o estado da reparação?

Através da Linha NOS Pós-Venda 800 930 801 (dias úteis das 9h às 18h), poderás obter informações sobre: reserva de equipamento de empréstimo, acompanhamento do processo de reparação; qualquer questão associada com o serviço de pós-venda.

Podes ainda acompanhar o processo de reparação do teu equipamento através de envio de SMS gratuita para 12787, com o texto: status + [espaço] + [número do processo de reparação].

Existe algum serviço de bloqueio de Telemóvel, durante a reparação?

Caso tenhas o teu equipamento bloqueado (códigos-padrão e/ou segurança, ou Find My Iphone), deves garantir que, no momento da entrega para reparação na loja, desativas o serviço para assegurar que a reparação pode ser efetuada sem constrangimento de utilização pelo técnico.

Caso não desatives este serviço, a NOS poderá devolver-te o equipamento sem proceder à reparação.

Saber mais sobre o benefício

Tenho dúvidas sobre o benefício. Com quem posso falar?

Em caso de dúvidas, tens ao teu dispor a Linha de Apoio da NOS: 800 100 440, todos os dias úteis, das 9h às 18h. Esta linha é gratuita e exclusiva para colaboradores Sonae.

A NOS estará disponível para esclarecer as tuas dúvidas sobre:

• Condições do teu plano
• Portabilidade
• Ativação de faturação partilhada
• Pin/Puk
• Funcionalidades do telemóvel e serviços
• Bloqueio furto/perda
• Informação sobre indisponibilidade de serviços
• Apoio no registo na área de cliente
• Outras questões que possas ter sobre o teu benefício

Como faço o meu registo na Área de Cliente NOS, para saber mais sobre o tarifário e consumos?

• Acede a cliente.nos.pt
• Clica em ‘Quero registar-me’
• À pergunta se tem uma Fatura NOS, responde ‘Não’
• Insere um e-mail e número de telemóvel válido
• Certifica o registo através de código de autenticação recebidos nos contactos indicados.
• Coloca os dados solicitados.
• Define os dados de acesso (nome de utilizador e palavra passe).


Podes consultar o Guia Passo a Passo da NOS clicando aqui.