A Black Friday realiza-se na última sexta-feira de novembro, e é considerada o maior dia de vendas do ano, sendo rivalizada apenas pela Cyber Monday e as vésperas de Natal. Devido ao maior fluxo de transações realizadas neste dia, os últimos anos têm demonstrado que a Black Friday tem-se tornado um período fértil para o cibercrime, levando a um aumento de burlas e negócios fraudulentos.
Com a Black Friday de 2023 à espreita, é importante para as empresas começar a preparar os seus websites para o maior número de visitas, mitigando os riscos e proporcionando uma experiência mais segura e atrativa para os seus clientes.
78% das PME não possuem estratégia de cibersegurança.
Um risco em grande escala
As pequenas empresas da indústria de retalho têm 50% maior probabilidade de serem alvo de burlas conduzidas por cibercriminosos, o que não deixa as grandes empresas imunes, uma vez que são o alvo preferido para ataques em grande escala, levando a perdas que alcançam os 6,9 mil milhões.
Ameaças invisíveis
A Black Friday tem aumentado em popularidade de ano para ano, levando cada vez mais indivíduos a realizar visitas e compras através das páginas de internet das empresas de referência, mas também de pequenos negócios. Este aumento de tráfego digital leva a que os cibercriminosos consigam infiltrar-se dentro dos sistemas das empresas de forma despercebida. Para tal, é importante que as empresas invistam na cibersegurança dos seus websites, combatendo ativamente as ameaças que se vão manifestando, e oferecendo aos clientes uma experiência segura e descontraída.
Manter uma imagem de confiança
Devido ao constante crescimento do cibercrime, é importante que as empresas tomem as devidas precauções para evitar ciberataques e fugas de dados sensíveis. Ao evitar estes ataques, os negócios conseguem desenvolver uma imagem de confiança perante os seus consumidores, produzindo resultados positivos em vendas e assegurando o seu regresso em dias e anos futuros.
Ao oferecer uma experiência segura aos seus clientes, estes irão desenvolver um sentimento de confiança reforçado pela sua marca, regressando regularmente para realizar as suas compras, mas partilhando também a sua experiência positiva com amigos e familiares. O seu investimento em segurança, bem como a satisfação e atitude positiva dos seus clientes perante o seu negócio asseguram o seu crescimento orgânico da sua empresa e levam a um aumento exponencial de vendas.