Chatbot: O que são e o que procurar nos melhores

Chatbot: O que são e o que procurar nos melhores
20
jan
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
20 jan 2024

Descubra as características que deve procurar num Chatbot antes de integrar um destes serviços na sua empresa.

O ano de 2023 viu a introdução no mercado digital uma nova ferramenta que veio revolucionar a forma como os indivíduos e as empresas desenvolvem conteúdo: os chatbots. 

Os chatbots são softwares capazes de manter conversas com utilizadores através do uso de linguagem natural, utilizando a mais recente tecnologia de Inteligência Artificial Generativa. Para além de comunicar, muitos chatbots são já capazes de desenvolver conteúdos, sejam eles escritos ou visuais, permitindo aos utilizadores criar conteúdos de forma mais rápida e acessível.

Devido a estas capacidades de criação de conteúdos, muitas empresas têm integrado esta tecnologia, tirando partido dos seus benefícios para desenvolver novos materiais.

Antes de adoptar um chatbot no seu dia a dia profissional, fique a conhecer o que deve procurar num chatbot de qualidade.

Acesso facilitado

Um Chatbot eficiente e de qualidade não deve necessitar de uma instalação complexa nem de conhecimentos tecnológicos avançados. Desta forma, é recomendado que procure ter acesso a um chatbot que se revele acessível e de fácil utilização.

Comunicação experienciada

A comunicação com um serviço de Inteligência Artificial pode ser realizado de diversas maneiras, mas aquela que caracteriza um Chatbot de qualidade é a capacidade de comunicação através de uma janela de texto, onde o utilizador poderá expor as suas ideias e requisitos.

Precisão de resultados

Uma vez que a tecnologia de Inteligência Artificial ainda está em desenvolvimento, é natural que alguns dos serviços não ofereçam os melhores resultados. Como tal, é imperativo que se invista em plataformas que ofereçam resultados precisos e com conteúdo de qualidade.

Ferramentas extra

Qualquer ferramenta adicional para além da colocação de prompts na caixa de texto é bem vinda, e o mercado oferece diversos chatbots com extras capazes de auxiliar as empresas no dia a dia. Desde a comunicação por áudio, à interpretação de múltiplas línguas, as ferramentas extra de um chatbot são benefícios que não devem ser ignorados.

Produtos como o ChatGPT, Microsoft Bing AI, ou Google Bard tiram partido de todos estes requisitos para oferecer aos utilizadores a melhor experiência possível com resultados de grande qualidade.

 

(Crédito da Imagem: TippaPatt via Shutterstock, ID 2231500721)

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.