Como analisar o seu website e perceber onde melhorar em 2024

Como analisar o seu website e perceber onde melhorar em 2024
19
fev
2024
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5 minutos de leitura
Atualizado a
20 fev 2024

Fique a saber como deve analisar o seu website para encontrar melhorias, obtendo resultados mais positivos em 2024.

Os websites são uma boa ferramenta para a criação de conteúdos, a promoção de produtos e serviços, e para a divulgação geral das marcas. Independentemente de a sua plataforma se focar na produção de artigos ou na venda de produtos, a realidade é que é necessário otimizá-la, de forma a atrair novos públicos e a manter os clientes habituais. De modo a alcançar estes objetivos, deve realizar análises regulares à sua página e assegurar que a audiência está satisfeita. Conheça as três métricas mais importantes nesta tarefa.

Bounce rate

O bounce rate retrata a percentagem de visitantes que abandonam o seu website sem realizar qualquer ação. Reduzir a percentagem de bounce rate é imperativo para o sucesso de qualquer página de internet, sendo um grande indicador de que o seu website pode ter problemas de conteúdo, de experiência do utilizador ou layout. Alguns detalhes a analisar são o português (se usa as palavras e expressões corretas), a otimização da página em dispositivos móveis (é fácil de navegar?), e a veracidade do conteúdo (evite o clickbait).

Em 2023, o tráfego via dispositivos móveis nos websites europeus foi superior a 50%, alcançando em alguns casos os 58%. - Statista

Páginas por visita

O número de páginas por visita é uma métrica indicadora da qualidade do conteúdo que está a oferecer no seu website. Quanto mais interessante e apelativa for a informação divulgada nas suas publicações, maior será o número de páginas que cada visitante navega. Não se esqueça de ir ligando umas páginas às outras, direcionando o cliente para o próximo conteúdo ou produto.

Tempo no site

O tempo passado no website, ou Time on site, como é identificado em diversas plataformas de análise, refere-se ao tempo passado pelo utilizador a navegar pela plataforma. Estes dados ajudam a identificar o quão útil os visitantes consideram ser o site, permitindo identificar quanto tempo os utilizadores passam a navegar pelos seus produtos até optarem por realizar uma compra. Um tempo demasiado alto por compra, por exemplo, pode ser indicador de que o cliente tem de passar por demasiados passos desde a escolha do produto, ao pagamento.

Estas três simples métricas podem ajudá-lo a perceber se o seu website está saudável ou se necessita de realizar algumas alterações para otimizar o seu conteúdo de modo a alcançar bons resultados. Quanto melhores forem estes indicadores, mais perto estará de tornar o seu negócio num verdadeiro sucesso.

 

(Crédito da Imagem: WDnet Creation via Shutterstock, ID 676427392)

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