Como definir o preço dos produtos da sua loja?

Como definir o preço dos produtos da sua loja?
31
mar
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
01 abr 2024

Descubra as soluções que o ajudarão a definir os preços dos seus produtos de forma mais justa e conveniente para o cliente.

Encontrar o preço ideal para algo é um processo árduo que demora tempo a completar. No entanto, esta tarefa é essencial ao sucesso do seu negócio, sendo necessário estudar bem o produto e o público que quer alcançar. Neste artigo poderá descobrir as melhores práticas para definir o preço dos produtos ou serviços da sua loja.

Identifique os custos de aquisição ou produção

O primeiro passo, é saber quanto custa a aquisição ou produção de um produto. Se para o conseguir investiu 2 euros, não vai vender a 2 euros. Tem de haver uma margem de lucro. Porém, esta margem não deve deixar o produto fora do alcance do público-alvo. Internacionalmente, o consenso para negócio de margem alta (cujos produtos possuem valores baixos), é de 5% para um margem baixa, 10% é o padrão, e 50 a 70% é a margem mais desejável. Por exemplo, se investiu os tais 2 euros no produto, poderá vendê-lo a 2.10€, a 2.20€, ou 3€ a 3.40€.

Lembre-se que o lucro é usado para sobreviver, incluindo pagar a renda da loja e o ordenado da equipa. Assim, as margens mais baixas só costumam ser encontradas em produtos de gamas caras.

Conheça o seu público-alvo

Uma marca de produtos de luxo não tem o mesmo público-alvo de uma mercearia. O poder de compra, bem como a inclinação de aquisição, são distintos e é importante compreender onde se encaixa a sua marca. Produtos caros de renome podem ser vendidos a preços mais elevados, muitas vezes até necessário para a manutenção da fama desse mesmo produto. Objetos do dia-a-dia devem ir ao encontro dos bolsos do consumidor normal, que procura a melhor relação qualidade/preço - por esta ordem. O local onde se localiza a sua loja física é também um elemento a ter em consideração.

Defina um objetivo para a sua marca

Existem marcas que entram no mercado como uma opção de luxo, com preços elevados que apoiam a qualidade única. Existem outras cujo foco são as comunidades em que se encontram estabelecidas, oferecendo bons produtos a preços acessíveis, onde o crescimento é mais demorado mas duradouro. Este fator vai ajudá-lo a decidir-se por uma margem de lucro maior ou menor.

Tenha em mente descontos e despesas

Como dito anteriormente, para definir o preço dos seus produtos e serviços, deve ter em conta alguns elementos, incluindo o custo de aquisição ou produção mas não só. Calcule as despesas da sua empresa (ordenados, manutenção do website ou loja online, rendas, contas da água ou da luz, internet, planos móveis para a equipa, centrais telefónicas, descontos pensados, entre outros). Com isto poderá decidir qual a receita de que precisa para sobreviver, e a que precisará para investir no crescimento do negócio.

 

(Crédito da Imagem: Miha Creative via Shutterstock, ID 2179562083)

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