Como escolher o melhor plano de internet para a sua empresa?

Como escolher o melhor plano de internet para a sua empresa?
24
mai
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
24 mai 2024

Estes são quatro elementos a analisar antes de escolher e investir no melhor plano de internet para a sua empresa.

Na hora de investir num plano de internet que vá ao encontro das necessidades específicas da sua empresa, é importante ter em consideração alguns elementos. Neste artigo poderá encontrar dicas úteis, evitando optar por algo que não lhe permita trabalhar de forma produtiva ou adaptar-se à evolução do seu negócio.

DSL, Cabo, Satélite ou Fibra?

As ligações por DSL e Cabo já foram bastante comuns, mas atualmente é importante perceber se a sua empresa está num local coberto por Satélite ou Fibra. O cabo é uma opção que abrange todo o território nacional, no entanto, a velocidade de download e upload é lenta e catástrofes naturais (enchentes e incêndios, por exemplo) podem colocar a rede em risco, impossibilitando-o de trabalhar.

A Fibra é o ideal, conseguindo as velocidades mais rápidas do momento e garantindo altos níveis de produtividade, mesmo quando a equipa é numerosa. Contudo, existem regiões que ainda não possuem esta ligação, tornando o Satélite numa opção a considerar - a velocidade é muitas vezes superior à do cabo e não está dependente da sua existência.

Possuem extenders adicionais?

Se possui um escritório extenso ou uma loja de grande dimensão, é possível que o router não consiga distribuir Wi-Fi a todo o espaço sem perda de velocidade. Um dos acessórios em que pode investir são os extenders. Eles conectam-se à tomada para levar o sinal a todas as divisões. Em alguns serviços este extra está incluído no pacote, o que é uma mais valia para o negócio.

Quantas pessoas vão utilizar a rede?

A velocidade contratada vai depender sempre de fatores como o número de pessoas ligadas à rede, ou o tipo de tarefa envolvida. Por exemplo, editar documentos via Google Docs ou Microsoft Office, requer menos velocidade que realizar videoconferências. 

O mínimo aconselhável para as PME é de 200 Mbps, permitindo à equipa realizar todo o tipo de trabalho, incluindo transferências de ficheiros pesados, videochamadas, pesquisa online, edição de imagem e vídeo, ou publicação de artigos. Tudo isto tanto em computador, como smartphone ou tablet. Para empresas de maior dimensão, o ideal são velocidades de 500Mbps ou 1Gbps.

Qual o tipo de apoio ao cliente?

Existe um pouco de tudo. Alguns serviços oferecem bons preços, no entanto, não possuem apoio ao cliente ou este está limitado a horas determinadas e a uma fila de espera. Quando gere um negócio e ocorre um problema, o ideal é conseguir solucioná-lo dentro de minutos ou horas, e isso requer uma equipa especializada à sua disposição.

Tudo o que precisa no Wi-Fi Pro da NOS

Pacotes como o Wi-Fi Pro da NOS incluem tudo o que precisa para trabalhar de forma produtiva ao longo do dia. Além de um router que oferece Wi-Fi 6, o serviço inclui 4 extenders, apoio ao cliente, e ainda internet móvel, para se manter ativo em qualquer lado.

 

(Crédito da Imagem: moo photograph via Shutterstock, ID: 2304573243)

Gostou do nosso artigo?
Find more support here
Muito obrigado!

Insights relacionados

Descubra outros temas relacionados com este artigo que podem ser do seu interesse.