Na hora de investir num plano de internet que vá ao encontro das necessidades específicas da sua empresa, é importante ter em consideração alguns elementos. Neste artigo poderá encontrar dicas úteis, evitando optar por algo que não lhe permita trabalhar de forma produtiva ou adaptar-se à evolução do seu negócio.
DSL, Cabo, Satélite ou Fibra?
As ligações por DSL e Cabo já foram bastante comuns, mas atualmente é importante perceber se a sua empresa está num local coberto por Satélite ou Fibra. O cabo é uma opção que abrange todo o território nacional, no entanto, a velocidade de download e upload é lenta e catástrofes naturais (enchentes e incêndios, por exemplo) podem colocar a rede em risco, impossibilitando-o de trabalhar.
A Fibra é o ideal, conseguindo as velocidades mais rápidas do momento e garantindo altos níveis de produtividade, mesmo quando a equipa é numerosa. Contudo, existem regiões que ainda não possuem esta ligação, tornando o Satélite numa opção a considerar - a velocidade é muitas vezes superior à do cabo e não está dependente da sua existência.
Possuem extenders adicionais?
Se possui um escritório extenso ou uma loja de grande dimensão, é possível que o router não consiga distribuir Wi-Fi a todo o espaço sem perda de velocidade. Um dos acessórios em que pode investir são os extenders. Eles conectam-se à tomada para levar o sinal a todas as divisões. Em alguns serviços este extra está incluído no pacote, o que é uma mais valia para o negócio.
Quantas pessoas vão utilizar a rede?
A velocidade contratada vai depender sempre de fatores como o número de pessoas ligadas à rede, ou o tipo de tarefa envolvida. Por exemplo, editar documentos via Google Docs ou Microsoft Office, requer menos velocidade que realizar videoconferências.
O mínimo aconselhável para as PME é de 200 Mbps, permitindo à equipa realizar todo o tipo de trabalho, incluindo transferências de ficheiros pesados, videochamadas, pesquisa online, edição de imagem e vídeo, ou publicação de artigos. Tudo isto tanto em computador, como smartphone ou tablet. Para empresas de maior dimensão, o ideal são velocidades de 500Mbps ou 1Gbps.
Qual o tipo de apoio ao cliente?
Existe um pouco de tudo. Alguns serviços oferecem bons preços, no entanto, não possuem apoio ao cliente ou este está limitado a horas determinadas e a uma fila de espera. Quando gere um negócio e ocorre um problema, o ideal é conseguir solucioná-lo dentro de minutos ou horas, e isso requer uma equipa especializada à sua disposição.
Tudo o que precisa no Wi-Fi Pro da NOS
Pacotes como o Wi-Fi Pro da NOS incluem tudo o que precisa para trabalhar de forma produtiva ao longo do dia. Além de um router que oferece Wi-Fi 6, o serviço inclui 4 extenders, apoio ao cliente, e ainda internet móvel, para se manter ativo em qualquer lado.
(Crédito da Imagem: moo photograph via Shutterstock, ID: 2304573243)