Estudo revela as tendências de marketing que marcaram 2023

Estudo revela as tendências de marketing que marcaram 2023
26
dez
2023
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
26 dez 2023

Com o final de 2023 a aproximar-se já é possível identificar algumas das que foram as principais tendências de marketing visíveis ao longo do ano!

Ao ano de 2023 foi um período de grande dificuldade para muitos dos consumidores, mas também para as empresas que tiveram de enfrentar um severo período de inflação. Apesar disso, o mais recente estudo da SimilarWeb revela que o investimento em marketing digital viu um crescimento de cerca de 11,3% em relação ao ano anterior. Este aumento também se faz sentir nas parcerias entre as marcas e os influencers.

Fique a conhecer algumas das principais tendências identificadas por este estudo de fim de ano!

Crescimento do tráfego orgânico

A predominância dos websites bem construídos, informativos e apelativos tem levado ao crescimento do tráfego orgânico, causando ainda um queda na drástica taxa de rejeição das mesmas. Porém, é possível verificar que o tráfego via desktop viu uma queda de 1,9% em relação ao ano anterior.

O relatório da SimilarWeb revela que os canais diretos, orgânicos e pagos estão a liderar o grupo.

Evolução demográfica

A evolução demográfica no mundo digital tem-se mantido estável nos últimos anos, sendo esta uma área predominantemente feminina, tanto no que diz respeito a websites como às redes sociais.

No Instagram, 87% do público tem menos de 35 anos, ao passo que no tráfego web esta faixa é de apenas 41%.

A dissolução do engagement

As redes sociais têm sido uma rica ferramenta de marketing para as empresas de diversas áreas, mas o mais recente estudo da SimilarWeb demonstra que isso pode estar a mudar. Através dos dados do relatório, é possível verificar que as empresas com um número elevado de seguidores têm uma maior dificuldade em transformar essa popularidade em engagement, enquanto que o oposto se verifica com empresas mais pequenas.

Em média o nível de engagement de empresas de grande escala é de apenas 0,8%, enquanto que para negócios mais pequenos está nos 94,8%.

Influencers em crescimento

As empresas de elevado porte e reconhecimento exibem uma maior tendência para a colaboração com Influencers nas suas campanhas de marketing nas redes sociais, algo que se deve à maior capacidade financeira deste negócios, mas também à necessidade de aumentar os níveis de engagement.

A taxa média de engagement alcançada pelos Influencers é substancialmente mais elevada - 1,8%, mais do dobro da média de 0,8% que as marcas alcançam por si próprias.

Os dados explorados acima revelam as principais tendências presentes nas campanhas de marketing de 2023, demonstrando uma pequena evolução nas audiências, mas também algumas mudanças nas plataformas de preferência.

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