30 de julho de 2021

NOS E CM ALMADA APRESENTAM PRIMEIRA PRAIA 5G EM PORTUGAL


  • 5G da NOS cobre mais de 5 km de extensão do areal das praias da Costa da Caparica
  • Soluções inovadoras de inteligência artificial e vídeo analytics instaladas na praia Tarquínio-Paraíso permitem antecipar como será a praia do futuro
  • Parceria com a autarquia torna a praia mais segura e inteligente, através da monitorização da zona de banho, do número de banhistas e das aglomerações no areal

1a Praia 5G em Portugal

A NOS e a Câmara Municipal de Almada apresentaram hoje a primeira Praia 5G em Portugal. Depois de instalar rede 5G nas praias da Costa da Caparica, a NOS escolheu a Praia Tarquínio-Paraíso para demonstrar como será a praia do futuro, reforçando, assim, a liderança no caminho para a nova era de comunicações móveis em Portugal.

No âmbito desta parceria inovadora, a praia foi dotada de sistemas de inteligência artificial e vídeo analytics, assentes na rede 5G da NOS, que suportam funcionalidades automatizadas de monitorização de pessoas, objetos e embarcações, deteção de aglomeração de pessoas e contagem de cidadãos no acesso à praia.

A solução implementada tem atualmente três valências principais que foram demonstradas pela NOS na apresentação da primeira Praia 5G, e que vão permanecer em utilização até ao final do verão:

  • Segurança: a solução estabelece uma linha imaginária no oceano, que permite monitorizar as zonas de banho e detetar se algum banhista se afasta demasiado da costa, bem como identificar a invasão de objetos ou embarcações na zona reservada a banhistas. Os alertas são enviados para as entidades responsáveis pela segurança das praias, como a polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias.

  • Ocupação: com cinco postos instalados ao longo da praia é possível, de forma automática, determinar a ocupação da praia, detetando zonas no areal onde se verifique aglomeração excessiva de pessoas. A solução permite, igualmente, contabilizar o número de entradas e saídas na praia, monitorizando automaticamente o fluxo de banhistas, com alteração direta do semáforo que regula os acessos à praia quando detetado que o número de pessoas por m2 se encontra abaixo ou acima do estipulado pelas autoridades.

  • Ambiente: deteção do nível de capacidade máxima dos caixotes do lixo da praia e envio de alerta para recolha de resíduos e substituição dos contentores.
Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “sublinhamos hoje, uma vez mais, a nossa ambição em liderar a entrega do 5G à sociedade e ao país. A quinta geração de comunicações móveis vai acelerar muitíssimo a capacitação das Cidades Inteligentes portuguesas, que serão cada vez mais seguras, eficientes e próximas das pessoas. A partir de agora, Almada encontra-se na vanguarda tecnológica quanto às soluções de proteção e segurança na comunidade em contexto de turismo, um dos setores mais estruturantes da sociedade portuguesa.”

Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada, afirma: “Almada testa pela primeira vez em Portugal uma solução do futuro com resultados práticos a serem sentidos já no presente, que nos permitirão vislumbrar as cidades do amanhã. Almada aposta no melhor da inovação e da tecnologia, alicerçadas no valor das parcerias e da colaboração, para proporcionar níveis mais elevados de segurança e bem-estar para os seus cidadãos e todos aqueles que nos visitam.”

A rede 5G da NOS disponível nesta praia dá suporte ao sistema de monitorização e vigilância inteligente capaz de detetar automaticamente situações anómalas ou de risco para a segurança dos cidadãos. Uma vez detetadas estas ocorrências, o sistema desencadeia o envio de alertas para as entidades responsáveis pela segurança das praias (polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias ou a alteração da cor do semáforo que regula o acesso à praia em contexto da pandemia Covid-19.

Graças a um sistema composto por cinco postos, cada um equipado com uma ou mais câmaras de visão artificial com lente de autofocagem e conectividade 5G, a solução tecnológica instalada na praia Tarquínio-Paraíso tem a capacidade de analisar as imagens recolhidas e processá-las em aprendizagens automáticas, complementando, por via tecnológica, a gestão em tempo real da praia.

Acessível através de um smartphone/tablet/smartwatch, toda a informação é agregada e disponibilizada numa plataforma de controlo e monitorização, que apresenta os dados de forma simples e intuitiva e emite alertas quando identifica situações de risco ou anomalias face aos parâmetros considerados adequados. Esta pode ser consultada em qualquer momento e lugar pelos utilizadores, responsáveis pela segurança das praias que ganham maior capacidade de antecipar, prevenir e atuar em situações de perigo ou emergência.

No futuro, esta solução ganhará funcionalidades mais avançadas, perspetivando-se a deteção de cenários de afogamento, que desencadearão alertas imediatos. Estão ainda previstos outros desenvolvimentos como a identificação de crianças ou objetos perdidos na praia, a monitorização do mar e de outros indicadores meteorológicos através de drones autónomos, a deteção do lixo também no mar e a sua limpeza por robôs, entre outros. A longo prazo, será possível assistir a uma massificação destas soluções devido à gradual redução de custos que a utilização do 5G permite, uma vez que todos os dados passam a ser processados em cloud e em tempo real, de forma autónoma. Além disso, o entretenimento na praia também será potenciado através da disponibilização de conteúdos de gaming, realidade aumentada ou realidade virtual através de experiências mais imersivas e 360º.

Uma resiliência de rede quase total, mais objetos ligados entre si, tempo de resposta reduzido, alta velocidade e elevada largura de banda para aceder aos dados e transmitir alertas em tempo real, são algumas das características únicas do 5G aplicadas às cidades hiperconectadas do futuro e com impacto no setor de turismo e lazer, nomeadamente no que diz respeito à vigilância e segurança nas praias.

Como um dos principais enablers da digitalização da sociedade, a NOS tem o objetivo de liderar a revolução tecnológica que chega com o 5G. A capacitação tecnológica dos municípios portugueses, o desenvolvimento da sua rede e a construção de parcerias são partes integrantes na estratégia de liderança da empresa.




Download PDF