17 de março de 2022

LABORATÓRIO CENTRAL UNILABS É PIONEIRO NA INTRODUÇÃO DE 5G EM PARCERIA COM A NOS

• Solução assente em 5G oferece maior rapidez, flexibilidade e redundância à rede de fibra ótica da Unilabs
  • 5G da NOS aumenta a resiliência do serviço de comunicação do laboratório
  • NOS e a Unilabs são parceiros tecnológicos e de inovação

Laboratório central Unilabs é pioneiro na introdução de 5G em parceria com a NOS

A Unilabs acaba de dotar o seu laboratório central com rede 5G, antecipando a revolução digital que a nova geração de comunicações móveis vai potenciar. A solução tecnológica assente em 5G implementada pela NOS aumenta a disponibilidade e a resiliência do serviço de comunicação do laboratório, permitindo dar uma resposta mais eficiente ao elevado fluxo de informação processado pela empresa.

Líder em Portugal, a Unilabs possui uma rede com mais de 1000 Unidades de atendimento em Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Cardiologia, Gastrenterologia, Genética Médica, Medicina Nuclear e Radiologia. A introdução do 5G no dia-a-dia da Unilabs permitirá melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados, principalmente na gestão do grande volume de dados processados diariamente.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “este projeto que desenvolvemos no laboratório Porto Central da Unilabs, reflete a capacidade da NOS em colocar, desde já, o poder do 5G ao serviço das instituições e, consequentemente, dos cidadãos. São soluções como esta, que garantem sistemas de comunicações mais robustas, seguras e eficientes, que conduzem o País à transformação digital necessária para aumentar a sua competitividade e sustentabilidade”

“Para a Unilabs, a robustez e fiabilidade dos nossos sistemas é fundamental para garantir a qualidade dos nossos resultados e o nível de serviço. A instalação do 5G no nosso laboratório , em conjunto com o nosso parceiro NOS, coloca-nos na linha da frente da inovação na área das nossas comunicações, e reforça as redundâncias de sistemas que temos em funcionamento, que são essenciais para garantir a qualidade e a rapidez dos serviços que prestamos a milhões de portugueses”, refere Luis Menezes, CEO da Unilabs.

A solução 5G implementada pela NOS é uma alternativa eficiente e escalável às redes fixas com as vantagens de ser adaptável a requisitos de largura de banda e aplicações sensíveis à latência e de assegurar um acesso com capacidade de resposta em caso de falha do circuito principal em fibra ótica. Adicionalmente, a entrega do acesso 5G acontece, tal como numa rede fixa, com a garantia de suporte da tecnologia 4G, no caso remoto de falha da tecnologia 5G.

Parceria NOS e Unilabs

Há muito que a NOS e a Unilabs têm uma parceria tecnológica e de inovação. No início da pandemia Covid-19, em março de 2020, a infraestrutura de comunicações 5G instalada pela NOS em Matosinhos teve um papel fundamental na iniciativa da Unilabs Portugal em instalar o primeiro centro de rastreio para COVID-19 em modelo “drive thru”.

Este pioneiro Centro de Rastreio, com capacidade de realização de 2000 testes diários de despiste, foi instalado no Queimódromo do Porto, estando suportado na infraestrutura de rede 5G da NOS em Matosinhos a primeira Cidade 5G do país. A conectividade do centro de rastreio foi disponibilizada gratuitamente pela NOS.

Este modelo já foi expandido para mais de 50 locais por todo o país.