04 de julho de 2022

NOS INVESTE 1.8 MILHÕES DE EUROS NA CRIAÇÃO DE HUB 5G EM LISBOA

• Centro de inovação 5G da NOS será laboratório colaborativo e de cocriação
  • Rede privada do NOS Hub 5G estreia em Portugal a tecnologia 5G Stand Alone
  • Investimento total da NOS em 5G totaliza cerca de 350 milhões de euros nos últimos dois anos

NOS Hub 5G

Líder na implementação do 5G em Portugal, a NOS inaugura hoje o NOS Hub 5G - um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento do 5G a nível nacional. Representando um investimento de 1.8 milhões de euros, o novo centro de inovação 5G da NOS foi concebido como um espaço de ideação, experimentação e transformação tecnológica, numa materialização clara da ambição e capacidade da NOS em liderar o desenvolvimento da quinta geração móvel.

Localizado no edifício NOS do Parque das Nações em Lisboa, o NOS Hub 5G será um espaço de capacitação de empresas, startups, universidades e parceiros, reunindo e disponibilizando as mais avançadas capacidades técnicas, equipas e recursos. Com uma área de 464 m2, o NOS Hub 5G divide-se em quatro áreas nucleares: demonstração, formação, ideação/experimentação e trabalho colaborativo.

“A NOS tem vindo a construir um caminho de liderança na quinta geração de redes móveis, assente em projetos de inovação aberta e colaborativa. O Hub 5G que hoje inauguramos representa mais um passo pioneiro para o País, reflexo da ambição clara de potenciar a colaboração em prol da transformação digital e desenvolvimento económico nacional”, refere Miguel Almeida, CEO da NOS.

De forma pioneira, o NOS Hub 5G dispõe da primeira rede privada Core 5G StandAlone implementada em Portugal, considerado como o próximo patamar evolutivo da tecnologia 5G e especialmente relevante para experimentar e explorar novos use cases assentes nesta arquitetura de rede disruptiva.

O projeto nasceu com o apoio de mais de 20 parceiros, na sua maioria tecnológicos, contando com a Nokia e Accenture como parceiros fundadores, beneficiando das capacidades partilhadas e complementares às três organizações, e da transferência de conhecimento e inovação da rede global de mais dezenas de hubs de inovação internacionais.

O desenvolvimento da quinta geração de redes móveis é um vetor de negócio estratégico da NOS, representando, nos últimos dois anos, um investimento de cerca de 350 milhões de euros, proporcional à ambição da NOS em liderar as comunicações em Portugal. Neste âmbito e considerando o papel fundamental do 5G na transformação digital do país, a operadora adquiriu a maior quantidade de espectro, registando igualmente o mais elevado investimento entre todos os participantes no leilão para atribuição de frequências 5G.