15 de maio de 2022

VIAGEM HOLOGRÁFICA EM 5G TRAZ REALIZADOR DE TOP GUN MAVERICK A LISBOA


  • NOS torna possível primeiro holograma internacional em 5G
  • Joseph Kosinski interagiu em tempo real com jornalistas nos Cinemas NOS
  • Operação envolveu mais de 100 pessoas entre Lisboa, Londres e Los Angeles

Partilhar
NOS holograma 5G Top Gun Maverick

A NOS realizou hoje, 15 de maio, a primeira transmissão holográfica internacional sobre 5G em Portugal. Neste momento pioneiro, o realizador de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski, foi transportado em holograma de Londres para Lisboa, para participar num encontro de imprensa a propósito do lançamento do filme em Portugal, distribuído pela NOS Audiovisuais.

Joseph Kosinski percorreu os mais de 1500 quilómetros que separam Londres de Lisboa, em milisegundos. Uma viagem à velocidade do 5G, para interagir em tempo real com a audiência sobre um dos filmes mais aguardados do ano.

A operação holográfica envolveu a instalação de infraestrutura tecnológica e cénica nestes dois países. Em Londres, recorreu-se à montagem de um cenário de palco composto por uma substância de nanotubos de carbono – Vantablack – conhecida como a “substância mais escura do mundo”, capaz de absorver mais de 99,9% da luz. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara 4K HD e transmitdas de forma instantânea em Portugal, através da rede 5G da NOS.

Em Lisboa, a imagem foi transmitida em resolução Full HD 1080, com recurso aos mais sofisticados codecs HD de alta velocidade, cada um capaz de codificar e descodificar 50/60 frames por segundo em menos de 75 milisegundos.

A elevadíssima velocidade do 5G da NOS no cinema Alvaláxia em Lisboa, que atingiu mais de 1 Gbps, aliada à latência praticamente nula, permitiu que o público interagisse com o realizador como se ele estivesse no local, sem falhas nem atrasos. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu ainda flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

“Hoje, a NOS deu mais um importante passo na concretização do 5G em Portugal. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias, aproximar pessoas e tornar real o que até agora parecia impossível. Ver Joseph Kosinski interagir com uma sala repleta de pessoas e sentir a sua presença como se estivesse realmente aqui, foi absolutamente fascinante. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para proporcionar este tipo de experiências que trabalhamos todos os dias”, afirma Jorge Graça, CTO.

Para a realização deste holograma a NOS contou com o apoio da empresa internacional Musion, especialista em tecnologia holográfica e que tem vindo a aperfeiçoar esta técnica ao longo dos últimos anos. No seu currículo constam trabalhos com Gorillaz, Mariah Carey, Dita Von Teese, ou até mesmo Tupac, num momento que se tornou histórico, no festival Coachella.

Esta operação tecnológica totalizou mais de 120 horas de montagens e instalações técnicas e envolveu mais de 100 profissionais, incluindo as equipas técnicas da NOS, Musion, Paramount US e Paramount EMEA.

Top Gun: Maverick estreia a 26 de maio, sendo a NOS parceira de distribuição da Paramount Pictures em Portugal.





Download PDF

Partilhar