À Capucha


Todos nós sabemos que a arte se reinventa constantemente. A moda, em particular, é capaz de reunir as mais variadas referências e elementos numa peça só. Exemplo disto é a À Capucha, que se inspirou em aldeias rurais e num agasalho com mais de 10 séculos.

 

 

O que é/qual é o negócio e como nasceu?

Foi em 2013 – numa busca pelos baús dos avós – que Maria Ruivo, Raquel Pais e Cecília Lages descobriram a capucha: um agasalho português tradicional, usado por pastores e lavradores nas aldeias montanhosas do país há mais de 10 séculos. Feita 100% em lã, quente e impermeável, esta era uma peça que resistia a tudo e a todos, era uma sobrevivente e um legado. Um legado que estas designers quiseram que sobrevivesse. Assim nasceu a À Capucha! Desde então têm trabalhado, juntamente com um pequeno grupo de artesãs da aldeia de Arões, para contar a história da capucha que desceu das montanhas e já correu mundo.

 

Missão?

Segundo a equipa À Capucha!, esta “é uma capa que desafia tudo, quer esteja a enfrentar uma tempestade, a torcer para que passe depressa, ou simplesmente a trilhar o seu caminho, a capucha vai protegê-la, porque ela já tudo viu e a tudo resistiu.”


Financiamento?

Microcrédito CGD no valor de 20.000€  e investimento pessoal.


Promoção?

Marketing digital, redes sociais (Facebook, Instagram, Tumblr), parcerias comerciais com bloggers, outras marcas e lojas.


Onde esperam chegar?

O objetivo a médio prazo é conquistar o mercado europeu.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Acreditamos que só é possível lançar uma marca e um negócio se gostarmos verdadeiramente daquilo que fazemos, que é o nosso caso. Mesmo com todas as adversidades, temos vontade de nos levantar da cama de manhã e vir trabalhar, estamos dispostas a fazer muitos sacrifícios para que dê certo, nomeadamente pessoais, familiares, financeiros… O facto de gostarmos do que fazemos e de acreditarmos na qualidade e seriedade deste negócio dá-nos a força necessária para lidarmos com essa incerteza.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Nunca abdicarmos da qualidade em prol de retorno fácil, ou de promoção, ou de visibilidade. Temos muito claro na nossa cabeça aquilo que queremos para a À Capucha! e tentamos que isso transpareça em todos os conteúdos que publicamos, desde o produto, até à comunicação, até à embalagem, até ao serviço ao cliente. 

 

O que sugerem a quem começa?

Que se questionem se estão disponíveis para fazer muitos sacrifícios nos primeiros anos. E que o façam com a certeza que eles serão mais intensos e mais longos do que aquilo que imaginamos inicialmente.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Mantêm-te fiel àquilo a que te propões fazer. O que é diferente de não mudar ou de não nos adaptarmos às circunstâncias. Tem a ver apenas com não nos deixarmos desviar do caminho que queremos seguir na nossa carreira.

 

Mais informações em acapucha.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais