Empreendedorismo

A Distinta


A Distinta é uma loja de vestuário e acessórios direcionada para um público com espírito jovem, criativo e que gosta de peças originais.

 

Funcionando como espaço multimarcas, procura ter peças distintas, com boa relação qualidade/preço e escolhidas a dedo (e também com o coração).

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Distinta é uma loja de vestuário e acessórios femininos. 

 

De onde nasceu?

A resposta mais simples e sincera, será dos nossos corações. A Distinta é um sonho da Ana, que só é possível graças à grande ajuda do João.

 

Missão?

A Distinta procura ir ao encontro de um público com espírito jovem, autentico, com personalidade e que goste de peças originais e distintas. Representamos essencialmente marcas nacionais, o nosso stock é sempre limitado, pois acreditamos que cada cliente é única e merece exclusividade. Só em raras exceções e a pedido de muitas clientes, repetimos algum modelo.

As lojas surgem ainda com um conceito inovador, uma vez que todas as semanas recebemos novidades.

 

Financiamento?

Não recorremos a nenhum apoio ou financiamento, investimos nós próprios no nosso conceito e o lucro inicial foi aproveitado como reinvestimento. 

 

Promoção?

Grande parte do nosso trabalho está representado nas redes sociais (facebook, instagram e loja online) mas acreditamos que a nível local, a maior promoção é de parte das nossas clientes, que satisfeitas divulgam junto das amigas e familiares.

 

Onde esperam chegar?

Honestamente não temos nenhum plano delineado. Mas gostaríamos de abrir uma nova loja em 2017 e conseguir de alguma forma, estar mais perto das clientes que nos seguem de tão longe. 
É óbvio que queremos que A Distinta (enquanto conceito) continue a dar frutos mas queremos fazê-lo de forma consciente e responsável, sem perder o fundamental e o que temos de mais honesto e sincero, que é a relação de confiança com as nossas clientes.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Apoiando-nos mutuamente. Colocámos muitas questões, discutimos muitos pormenores e até vertemos umas quantas lágrimas. 


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Não sabemos se é a receita correta mas muitos ingredientes que consideramos fundamentais para o nosso crescimento são: relação de confiança e gratidão para com os nossos clientes; peças escolhidas a dedo para as nossas lojas; Rotatividade do produto; rapidez no processamento de encomendas online; constante procura de marcas emergentes e produtos que se adaptem ao nosso espírito.

O que sugerem a quem começa?
Não ter medo de arriscar, nem de "arregaçar as mangas". Ter um negócio próprio não é fácil e envolve muito esforço, dedicação e nem sempre a devida remuneração nos primeiros tempos. O principal é mesmo mantermos o foco e acreditar no nosso sonho/ideia/conceito. 


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Não houve nenhum conselho que nos tivesse marcado, houve sim uma frase que uma cliente nos escreveu que nos tem servido de inspiração... "Dias maus fazem os bons valer a pena".

 

 

Mais informações em adistinta.pt.

 

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais