A Vida Portuguesa


Nos seus recantos encontramos o charme de artigos que marcaram a história portuguesa e que hoje voltam a merecer o lugar de destaque que sempre lhes coube.

 

Aliando ao prazer da investigação a iniciativa empresarial, Catarina Portas criou no final de 2004 a marca “Uma Casa Portuguesa”, que à semelhança da Fénix, renasceu em 2007 sob a forma de “A Vida Portuguesa”.

 

Especializando-se em produtos antigos e genuínos de criação portuguesa, esta não é uma loja qualquer, que se limita à dinâmica obtusa da mera transação. Aqui oferece-se uma experiência, uma sedução pela tradição. Aqui enfrenta-se o futuro com os olhos postos no passado.

 

 


O que é/qual é o negócio?
A Vida Portuguesa é uma loja especializada em antigos, genuínos e deliciosos produtos de criação portuguesa. Perfumaria, papelaria, livraria, ourivesaria, mercearia, drogaria, artesanato, brinquedos, e mais. Tudo produtos que contam a história do país também da perspetiva do consumo, com uma aposta forte na qualidade, e que revelam Portugal e os portugueses sob uma luz surpreendente.

 

De onde nasceu?
Nasceu de uma investigação da então jornalista Catarina Portas sobre os produtos antigos portugueses: aqueles que conhecemos há várias décadas, aqueles que mantiveram as suas embalagens originais ou ainda se inspiram nelas, aqueles que ainda se fabricam com uma dose importante de manufatura.

 

Missão?
Valorizar e ajudar a salvar a manufatura portuguesa. Perguntamo-nos se seria possível passar estes produtos em risco de desaparecer, quase esquecidos nas drogarias e nas mercearias, para um outro mercado, o das lojas de design e de museus? Poderia este design histórico do quotidiano, tão ingénuo e divertido, ser uma vantagem no mundo actual, onde o design está tão (sobre)valorizado? Seria possível fazê-los chegar a novos públicos? Agora sabemos que sim.

 

Financiamento?
1.000 euros iniciais e o reinvestimento dos lucros.

 

Promoção?
Para promover e valorizar os produtos antigos é indispensável conhecê-los, saber-lhes as histórias e características. Por isso, criámos materiais informativos e um livrinho que reúne alguns factos caricatos, interessantes, apaixonantes mesmo, sobre as marcas com história que são as nossas, que somos nós.

 

Onde esperam chegar?
Neste momento estamos a preparar, para muito em breve, a abertura de uma loja no Largo do Intendente, que se vem juntar à do Chiado (Rua Anchieta 11) e à do Porto (Rua Galeria de Paris 20 – 1º) e à que já chega ao mundo inteiro, online, em www.loja.avidaportuguesa.com.
Queremos continuar a expandir a linha de produtos exclusivos A Vida Portuguesa, com marcas parceiras, como temos feito até aqui com a Ach Brito, a Viarco ou a Emílio Braga, por exemplo. Esta é a nossa iniciativa mais interessante e ambiciosa: usar o passado para projetar o futuro.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Sem qualquer ligação inicial ao comércio e desconhecendo as regras do jogo, foi-se confrontando o aparecimento de problemas com a reflexão e o bom senso (e a máquina de calcular que agora vai para todo o lado) para inventar soluções. E também acreditamos que juntos, quase sempre, fazemos melhor. Trabalhando em equipa, discutindo ideias e enriquecendo os projetos.

 

Qual é o vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Continuamos a pesquisar, de norte a sul, os produtos que o tempo, o génio e o labor tornaram perfeitos e essenciais.

 

O que sugerem a quem começa?
Usar a imaginação, que pode ser uma excelente ferramenta de gestão. Porque há imensas formas diferentes de fazer as coisas. Pessoas, ideias e empresas com filosofias próprias e criativas, adaptadas a cada situação.

 

Melhor conselho profissional?
Enfrentar o futuro com os olhos postos no passado.

 

Mais informações em avidaportuguesa.com
 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais