Anita PicNic


A filosofia de vida de Carla Cantante passa por celebrar a vida - sempre - e se possível, ao ar livre. Foi com a interseção destas duas ideias que nasceu a Anita PicNic, um projeto com o coração em Portugal e que amplifica os nossos aspetos culturais, através na aposta em artesões com tradição local, na pequena indústria têxtil e no design nacional.

 

 

O que é/qual é o negócio?

Anita Picnic é uma marca de celebração da vida ao ar livre.

Marca 100% portuguesa com produtos originais para piqueniques, para utilização no campo, praia, jardim, montanha e todas as outras situações onde são precisos acessórios para uma refeição, um convívio, uma festa no exterior ou um passeio de bicicleta.

São produtos de cestaria artesanal original, com design têxtil exclusivamente desenhado para  marca, são utilitários complementares e objectos lúdicos.

Produtos artesanais singulares, com a qualidade e a história das coisas feitas à mão. São tradições reinventadas para uma nova era de românticos sociais.

Anita Picnic é feita com o coração, trabalhada em Portugal e amplifica os aspectos culturais, através do apoio de artesãos locais, a pequena indústria têxtil e design de Português.

 

De onde nasceu?

Era um sonho criar uma marca que conseguisse aliar o amor por certos objetos tradicionais ao design. A relação entre o design e artesanato foi matéria que sempre nos interessou. O poder do low-fi quando associado a aspetos formais de visuais contemporâneos e cosmopolitas.

Depois observamos que existe um novo romantismo social, que aproxima pessoas, que nasce nos núcleos urbanos como resposta a um estilo de vida que não privilegia o contacto afetivo e a cultura das relações. A crescente tendência para um retorno a atividades sociais de comunhão com a família e os amigos num contexto de natureza veio revelar uma procura de produtos adaptados a quem gosta de fazer estas atividades a inexistência de produtos bem desenhados e com estilo para essas ocasiões.

Portugal tem o melhor clima europeu e qualquer produto que se apoie nesta característica poderá ter potencial de mercado.

A Anita Picnic aparece para cunhar uma categoria num mercado (re) emergente: o dos piqueniques e das atividades sociais ao ar livre.

 

Missão?

Anita é uma marca única e original que vai inaugurar uma nova categoria, agregando produtos sob um conceito de Lifestyle atlântico/mediterrânico que se sintetiza na ideia de piquenique. Anita Picnic pretende ser a primeira marca nacional e uma das primeiras marcas  internacionais a identificar claramente o mercado dos piqueniques e das atividades sociais ao ar livre como o seu espaço de atuação.

A sua missão é enriquecer as experiências de socialização entre as pessoas através da promoção do lazer e da consciência estética como parte integrante de uma vida saudável.

Anita Picnic dirige-se a um novo romantismo social, que aproxima pessoas, que nasce nos núcleos urbanos como resposta a um estilo de vida que não privilegia o contacto afetivo e a cultura das relações.

 

Financiamento?

O financiamento da marca neste primeiro ano foi feito com capitais próprios. Esperamos, no entanto, que num futuro próximo consigamos investidores interessados na marca para que possa crescer não só na criação de novos produtos mas também que esse capital seja aplicado na internacionalização e outros objectivos que temos para a marca.

 

Promoção?

Tem sido feita essencialmente através das redes sociais, seja através de ativação editorial no Facebook  e no nosso blogue, alojado no nosso site.

Temos também tido muita exposição na imprensa e na televisão, o que tem dirigido muito tráfego para o online.

 

Onde esperam chegar?

Queremos construir uma marca portuguesa para o mundo. Queremos aproveitar a tradição existente nas indústrias tradicionais e insuflá-las de valor para o mercado do lazer.

Somos designers e criativos de profissão e queremos construir uma marca com base nessa experiência e nessa know –how. A estratégia da marca é, numa primeira fase, solidificar o  modelo de distribuição online em venda direta que existe há 1 ano. Anita Picnic nasceu dirigida ao mercado mundial, através de uma presença no Retalho Digital. Num futuro próximo pretendemos ocupar todos os espaços do mercado de retalho, numa lógica multicanal tanto a nível nacional como internacional.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Não existe propriamente uma incerteza inicial, mas sim as dificuldades habituais a começar um negocio no nosso país. Não bastam as ideias, essa é a principal lição deste período inicial.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Como produtos de cariz artesanal, ancorados em aspetos tradicionais mas com uma filosofia de design contemporâneo, os produtos da marca Anita Picnic possuem características que os tornam interessantes do ponto de vista utilitário mas também enquanto símbolos de lifestyle.

Serem típicos e rústicos mas modernos e adequados às tendências internacionais do design; serem fáceis de transportar; sintetizarem a celebração da vida ao ar livre uma tendência em franco crescimento; sintetizarem a celebração dos aspetos de socialização da nossa cultura e funcionam como uma memória simbólica do ser português; sintetizarem a associação deste tipo de produtos à dieta mediterrânica.

 

O que sugerem a quem começa?

Verificar  consistência da ideia e da proposta. Arriscar. Procurar ajuda para as áreas que não domina. Manter o foco e não desistir.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Nenhum que se possa cristalizar numa frase. Temos conversado com muitas pessoas e temos também sido ajudados por outras nas partes que não dominamos e na definição de uma estratégia de crescimento.

 

Mais informações em anitapicnic.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e pagamento de impostos

Saber mais