Empreendedorismo

Aptoide


A Aptoide é uma loja de aplicações portuguesa direcionada atualmente para o mercado Android. Este projeto ultrapassou os 50 milhões de utilizadores em 2014 e surge como a 3ª maior loja de apps Android, apenas atrás do Google Play e da Amazon.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Aptoide é uma loja de aplicações Android open-source que permite aos seus utilizadores descobrir, partilhar e instalar aplicações. É uma plataforma “multi-store” que permite aos utilizadores criarem e partilharem as suas App Stores pessoais, reinventado a experiência de descoberta de conteúdo Android. Para os nossos clientes B2B oferecemos a possibilidade de criarem app stores customizáveis, ao nível do conteúdo e da imagem de marca. 

 

De onde nasceu?

Aquilo que mais tarde se tornou na Aptoide começou em 2009 como um projeto de Verão na empresa Caixa Mágica, iniciado por um dos fundadores - Paulo Trezentos. A proposta, que visava desenvolver um mercado de aplicações na plataforma Android, foi aceite e desenvolvida no âmbito do programa SAPO Summerbits. Mais tarde, em finais de 2011, foi criada a empresa Aptoide, como spin-off da Caixa Mágica Software. Em 2012 Álvaro Pinto juntou-se ao projeto como cofundador.

 

Missão?

A Aptoide tem como missão reinventar o processo de distribuição e descoberta de aplicações e conteúdo para dispositivos móveis, de uma forma aberta e colaborativa. 

 

Financiamento?

Em 2013, a empresa contou com um investimento da Portugal Ventures de cerca de 1 milhão de USD.

Em 2015, foi fechada uma ronda Série A de cerca de 4 milhões de USD, liderada pela sociedade de capital de risco alemã e ventures e coinvestida pelas asiáticas Gobi Partners (China) e Golden Gate Ventures (Singapura). O investimento permitiu o desenvolvimento de negócio em diversos mercados e o reforço da equipa, contando atualmente com mais de 70 “Aptoiders”.

 

Promoção?

A promoção da Aptoide é assegurada essencialmente através de marketing digital, através de comunicação nas redes sociais e outras plataformas online. Estamos presentes nos principais eventos mundiais de mobile - Mobile World Congress, CES, entre outros. E temos bastante exposição através dos media, que divulgam as nossas iniciativas e o nosso crescimento, enquanto startup portuguesa de referência. 

 

Onde esperam chegar?

Em 2020 queremos estar presentes num bilião de equipamentos, no mundo inteiro.

Para os próximos meses, estaremos focados em crescer em alguns mercados emergentes e estabelecer mais parcerias a nível internacional, com empresas que estão a apostar no sistema operativo Android, em smartphones, tablets e Smart TV. Além disso, a empresa tem estado a trabalhar no desenvolvimento de uma loja para realidade virtual.

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Julgo que aquilo que caracteriza um empreendedor é o seu entusiasmo, a sua vontade e capacidade de execução. É esta determinação que nos ajuda a vencer os receios iniciais e a correr riscos.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A Aptoide nasceu como um projeto aberto e colaborativo para distribuição de apps, em que os utilizadores e os parceiros de negócio têm um papel central no processo. É este modelo e esta filosofia que nos distinguem da nossa concorrência. 

 

O que sugerem a quem começa?

Muita resiliência. Expor a ideia e projeto e recolher feedback. Corrigir a rota, sempre que necessário.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Os melhores conselhos são os que nos chegam pelo exemplo de quem nos rodeia. No meu caso, tive a felicidade de ter trabalhado com alguns profissionais e líderes que me inspiraram e com quem muito aprendi. Para uma startup é fundamental reunir o melhor talento possível, de cofundadores, investidores, mentores e colaboradores. Com as pessoas certas a probabilidade de sucesso é muito maior.

 

 

Mais informações em aptoide.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais