Bica Studios
A Bica Studios é uma empresa jovem enérgica que produz jogos para web, smartphones e tablets. A sua missão é produzir jogos que ofereçam boas experiências a todos os utilizadores virando o foco para a valência da interatividade.
O que é/qual é o negócio?
A Bica Studios é um estúdio de desenvolvimento de videojogos. Encaramos o negócio como um serviço de entretenimento onde a tecnologia e a criatividade se unem para dar a descobrir fantásticas experiências interativas! O serviço advém do facto dos jogos não serem agora produtos fechados nas prateleiras como estávamos habituados anteriormente, mas projetos com a atualizações constantes como é o caso do nosso jogo Smash Time, em que todos os meses é adicionado conteúdo que traz novas personagens, histórias e claro, muitos desafios a serem ultrapassados pelos Jogadores.
De onde nasceu?
Este projeto começou numa ideia minha e do Miguel Tomás com o intuito de desenvolver jogos de sucesso, ao termos por esta área uma grande paixão e simultaneamente, vermos uma excelente oportunidade de negócio com a proliferação dos smartphones e tablets. Rapidamente começamos a ter as nossas primeiras reuniões em cafés (dai o nosso nome) e passamos a trazer para equipa pessoas com a mesma ambição. De cafés seguimos para a minha casa (um T0 minúsculo), depois para Startup Lisboa e de lá, para a Labs Lisboa, onde estamos com uma equipa de 12 pessoas prontas para fazerem a diferença.
Missão?
Criar videojogos que ofereçam emoções empolgantes através de histórias entusiasmantes e personagens carismáticas para dar inicio a nomes e marcas de referencia na nossa cultura popular.
Financiamento?
Surgiu de um financiamento pessoal meu e do Miguel Tomás e que após termos um protótipo, entrou um pequeno Business Angel para nos ajudar a divulgar o projeto. Após o lançamento do nosso primeiro jogo, chamamos a atenção da Portugal Ventures que se juntou a nós para acelerar o processo de desenvolvimento de novos títulos, sendo o primeiro, o Smash Time.
Promoção?
Temos uma posição muito vincada no "pensar globalmente mas agir localmente". Nesse sentido, localizamos todos os nossos jogos e estamos agora à procura de parceiros em cada país onde o Smash Time está presente para uma maior e melhor promoção.
Onde esperam chegar?
Queremos criar as próximas grandes marcas de entretenimento. Dar a descobrir histórias, personagens e experiências que perdurem e inspirem ao longo dos tempos. Disney/Marvel ou Nintendo são ótimos exemplos daquilo que queremos ser ou fazer parte.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Como lidamos agora. Menos conversa e mais ação. Seja através da experimentação ou na procura conselhos de quem já fez afim de evitar erros desnecessários.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O trunfo é a nossa ambição/paixão e o ingrediente que não é segredo algum é a uma curiosidade imensa. Estamos sempre à procura de como se faz mais e melhor através de conselhos e na união com quem tem mais experiência que nós.
O que sugerem a quem começa?
Sejam rápidos a criar protótipos e façam sessões de teste continuas com várias pessoas/Jogadores para terem feedback constante. Através desse é verem o que precisam de afinar e cortar o que não interessa.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Toda a gente tem a sua própria agenda/objetivos e é importante que os projetos em que trabalhamos estejam alinhados com todos eles.
Mais informações em bicastudios.com.