Empreendedorismo

ACASAdaboavista


É um dos segredos bem guardados da Invicta e desafia as mais simplistas categorizações.

 

ACasadaBoavista é um espaço único, singular, intemporal, cheio de história e sensações que dão sentido de imortalidade às memórias que respeitam o passado que justifica este presente.

 

Juntando milhares de livros, recebendo tertúlias e lançamentos de livros, exposições e concertos e workshops, num ambiente vintage com uma decoração ao estilo “belle époque” parisiense. Mas aqui também há café... neste caso, o fabuloso Chiado Café Literário, onde se servem refeições ligeiras, chás, bebidas e pastelaria.

 

 

O que é/qual é o negócio?

Começou com o negócio dos Livros – a representação no Norte da Chiado Editora num conceito Café & Bar Literário inaugurado em Novembro de 2015 em Lisboa, ao qual que se adicionou um cenário único, centenário, onde se fundem espaços multifuncionais; uma sala de chá | Café | Bar | Lounge, duas livrarias, um espaço para venda de tapeçaria oriental... Há, n’A CASA, uma série de outros espaços, destinados a oferecer Cultura, que, porque se trata de oferta, gratuita e livre, não integra o conceito de ‘negócio’.

 

De onde nasceu?

Nasceu de uma ideia antiga – a de proporcionar a quem gosta de Livros uma sala de estar confortável onde se pudesse ler, tomar uma bebida reconfortante, fruir da vida –, e apareceu na sequência da abertura do Café Literário da Chiado Editora em Lisboa.

 

Missão?

Estar aqui para as pessoas, começando pela própria equipa. A nossa missão é a de oferecer a todos, desde crianças até qualquer que seja a idade, residente ou passante, portugueses ou de seja que país for – assim, sem restrições –, a Cultura nas suas várias vertentes (das palavras – através dos livros, das sessões de poesia, das ideias partilhadas ou das tertúlias – à música, da pintura à escultura, das tapeçarias ao mobiliário, da arquitetura à sustentabilidade, do jogo didáctico à experimentação da ciência e tecnologia pelas crianças).

Temos que salientar que todos os nossos eventos – TODOS! – são de entrada livre, porque entendemos que a cultura não está para venda…

 

Financiamento?

Inteiramente privado, com origem nas poupanças e algum crédito dos próprios mentores do projecto. Claro que estamos abertos a Mecenas…, mas, acreditamos que a qualidade e diversidade da nossa oferta nos proporcionarão a sustentabilidade do negócio enquanto tal e, por extensão, a d’A CASA. 

 

Promoção?

Começamos praticamente sem promoção que não fosse o passa-palavra a amigos (dos mentores e dos agora colaboradores do projeto – já em fase de implementação), e fomos desenvolvendo, como soubemos e pudemos, duas páginas no Facebook (ACASAdaboavista e Chiado-Café-Literário-do-Porto), onde partilhamos com o público os eventos que vamos promovendo.

Tivemos, entretanto, a boa sorte de suscitar o interesse dos media, nomeadamente das revistas Time-OutFugas e Evasões e dos jornais Jornal de Noticias, Público e Expresso cujos artigos nos deram outra visibilidade que de outra forma não teríamos atingido. 

 

Onde esperam chegar?

De acordo com a nossa ‘Missão’ – o nosso PROPÓSITO – queremos apenas ser a sala de estar de referência de quem ama a Cultura e vive ou passa pelo Porto. O nosso lema é "Viver a Invicta com Paixão"!

Acreditamos que, acontecendo assim, seremos sustentáveis enquanto soubermos manter tal espírito vivo. A sustentabilidade é, portanto, a meta. Depois, tratar-se-á de enriquecer cada colaborador e cada visitante, mais ainda do que aquilo que hoje podemos proporcionar.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Houve, como há sempre num empreendedor envolvido, alguma ‘dor’, mas o prazer de ver cada novo visitante sair com um sorriso renovado – ou então triste porque tinha que se ir embora… - tem-nos dado o alento, a energia, de que qualquer corpo necessita para demonstrar resiliência. A equipa d’A CASA, tão alinhada com os valores como se verifica a cada novo momento, é um dos fatores determinantes para que aquela ‘dor’ não seja inibidora da produção.

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Essa resposta, acreditamos, deve ser dada pelos ‘amigos d’A CASA’; por aqueles que cá vieram uma vez ‘ver como era’ e não deixam passar uma oportunidade, ainda que breve, para cá voltar. Não há trunfos e não há segredos… Há um propósito partilhado com clareza com todos os Colaboradores e Clientes, e uma EQUIPA fantástica que o persegue com ilusão.

 

O que sugerem a quem começa?

Que não hesitem, se se revêem na Missão que definem!;

Que definam com clareza o ‘para quê?’, ‘que falha quero erradicar para que o Cliente só pense no que ofereço como a solução que ele quer ter?’;

Que preparem um financiamento capaz de os sustentar por três anos, para que não seja o dinheiro o foco da sua atenção nos momentos em que o ‘seu bebé’ mais precisa de cuidados para crescer sadio e forte;

Que acreditem em si mesmos e na sua nova proposta, criem a empresa e, então, usem o princípio dos 5 T’s tão bem definido pelo Professor Ernâni Lopes (5 T’s = Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar), pelo menos até à emancipação do ‘bebé’, que depois ele se encarregará de mostrar o caminho. 

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu? 

Destacamos um em muitos, que define a forma (a motivação) com que encaramos cada desafio:  Não existe tempo, existe disponibilidade. O tempo apenas se consome... a disponibilidade autoalimenta-se com a motivação certa.

 

 

Mais informações na Página de Facebook d’ ACASAdaboavista.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais