Empreendedorismo

Change


Diz-se que dar uma segunda oportunidade é sinónimo de amor, inteligência e respeito pelo futuro – proporcionar uma nova vida, uma nova perspetiva.
 
Foi com esse conceito tão universal que Marta Leitão arrancou com a Change, uma marca portuguesa especializada na transformação de peças de roupa vintage, trazendo-lhes uma nova vida com uma lufada de ar fresco.
 
Bem estabelecida em Portugal, Marta já vendeu para Espanha, Austrália e Brasil, e a internacionalização sustentada é o seu próximo objetivo.
 
 
O que é/qual é o negócio?
A Change é um conceito de roupa nascido da vontade de dar à versão original de peças vintage, uma segunda vida, uma história mais divertida. Quando é pedida reciclagem a proposta da Change é reaproveitar peças icónicas e originais e acrescentar-lhes pormenores que as tornam especiais e provocadoras. Os míticos modelos de ganga que garantem conforto e intemporalidade, são customizados com imagens inovadoras e materiais atuais. A criatividade da Change é ilimitada… calções, casacos, sapatos, coletes e camisas, esquecidos num armazém, ganham tecidos, tachas metálicas de estrelas ou picos, sofrem rasgões, remendos e costuras.
 
De onde nasceu?
Marta Leitão, 31 anos, licenciada em Comunicação na vertente digital, trabalhou em Publicidade durante 8 anos e foi sempre uma apaixonada por moda: "Desde miúda que transformava a minha roupa mas nunca levei isto muito a sério".  A Moda sempre andou lado a lado …e sempre foi um estado de espirito e uma maneira de viver.  Um dia pensei no que realmente queria para o meu futuro e a resposta foi juntar Moda ao Digital, criar uma loja online com um conceito inovador.
 
Missão?
A missão da marca é a irreverência, originalidade e exclusividade. A possibilidade de cada cliente ter uma peça exclusiva e única  (todos os casacos, camisas, camisolas, t-shirts são peças únicas…existe apenas um modelo/tamanho de cada).

 


 
Financiamento?
Financiamento próprio.
 
Promoção?
O background de 8 anos em Publicidade ajudou a saber como, onde e com quem comunicar. As redes sociais são o grande foco, assim como promover junto de opinion leaders. O networking pessoal também foi um grande alicerce na divulgação da mesma.
 
Onde esperam chegar?
Desde o início, a Change teve uma grande aceitação no mercado português e agora o foco é internacionalização (já vendemos para Espanha, Austrália e Brasil) e crescer em vendas dentro da Europa Esperamos também estar sempre à frente em originalidade de peças.
 
Como lidaram com a incerteza inicial?
Normalmente pensa-se que quem começa um novo negócio assume grandes riscos. Esta frase não deixa de ser verdade, mas são riscos controlados. Lidamos com isto que só testando é que poderíamos saber, só correndo o risco. A maior certeza se um negócio é viável ou não será arrancar para o testar, só assim poderemos ter a certeza.  Mas com um bom estudo de mercado, um bom modelo de negócio, um financiamento equilibrado, uma estratégia viável e com parceiros conhecedores da indústria e do mercado, reduz-se em grande escala os potenciais riscos de um novo negócio. Vontade, rigor, trabalho e desejo de sonhar parecem-me bem mais importantes!

 


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Não ter nada a perder porque que a vida são dois dias e é para ser vivida! Arriscar e acreditar! Se acreditamos no nosso negócio já é meio caminho para o sucesso.
 
O que sugerem a quem começa?
O primeiro passo de um empreendedor é a identificação de uma oportunidade presente ou futura. Esse trabalho parece mais difícil hoje em dia, mas a globalização trouxe grandes desenvolvimentos, principalmente nas áreas das tecnologias de informação e comunicação.
 
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Incluir paixão no trabalho só pode dar bons frutos.
 
 
Mais informações em change.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais