Empreendedorismo

Ducka


HTML Editor - Full Version

A Ducka é uma pata com muito carisma, e um gosto especial por design. Nasceu com uma vontade enorme de pegar em peças que alguns consideram “lixo”, mas que para ela são verdadeiros tesouros. Com uma paixão por tudo o que é artesanal, transformando os com detalhes modernos e um enorme carinho pela tradição a Ducka encontrou o seu lugar no mundo do design e está disponível para trabalhos de redesign, de criação de espaços, e de projetos com bom gosto.

 

 

O que é/qual é o negócio?
A Ducka é uma pata com bicho carpinteiro que não consegue ficar parada e decidiu criar uma marca de produtos de design feitos à mão. Peças únicas, criadas artesanalmente, que acompanham as novas tendências, aliando a funcionalidade à simplicidade. Produtos contemporâneos que exploram novas técnicas e diferentes materiais. Alguns destes, são criados em parceria com artesãos nacionais, preservando assim, a tradição e história de um país.

De onde nasceu?

Desde cedo que soube que o meu caminho era o Design. Todo o processo desde a idealização até à criação dos próprios produtos, sempre foi algo que me fascinou bastante. Após a conclusão dos meus estudos nesta área, tive o prazer de trabalhar em parceria com artesãos Algarvios, que me ensinaram, que com as suas próprias mãos, conhecimentos antigos e materiais nobres é possível criar objetos interessantes e apelativos. Assim nasceu a minha vontade de me tornar numa artesã do séc. XXI, aliando o design com técnicas ancestrais, o contemporâneo aliado à tradição.

Missão?
A Ducka pretende preservar a história, identidade e cultura do nosso país, criando produtos artesanalmente mas com uma visão contemporânea, artigos que se adaptam as novas casas dos portugueses e acompanhem as novas tendências, explorando novos materiais e novas técnicas, tendo como base, a funcionalidade e simplicidade.

 
Financiamento?

Numa fase inicial, o financiamento resultou de um esforço pessoal. À medida que a empresa vai crescendo tem vindo a assumir o seu próprio financiamento.


Promoção?
Atualmente, as redes sociais, tais como o facebook ou o Instagram são um dos instrumentos de promoção e divulgação essencial.

Simultaneamente, bloggers e algumas revistas que têm mostrado interesse na Ducka, também têm contribuído para chegarmos, a um público mais alargado.

A nossa participação em feiras e mercados é também extremamente importante, pois permite-nos ter um feedback mais pessoal por parte dos nossos clientes.

 

Onde esperam chegar?
Continuar a criar produtos com um design diferente e original, que contem uma história, ou transmitam algo, nem que seja um sorriso na cara dos nossos clientes. Tornar a Ducka uma marca de referência nacional, mostrando que os produtos feitos a mão têm qualidade e estética.

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com muita perseverança e determinação. 
O apoio da família e amigos é muito importante, para não nos deixarmos ir abaixo. Ajudam-nos a levantar e voltar a lutar ainda com mais força!Saber ouvir os concelhos que nos são dados, de forma a melhorar e adaptar melhor o nosso negócio às dificuldades que possam surgir.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O nosso maior trunfo ou ingrediente secreto é a paixão e dedicação que temos pela marca e pelos produtos que vendemos e uma equipa de pessoas versáteis. Desde o primeiro risco ao produto final entregue ao nosso cliente, tudo é produzido por nós.


O que sugerem a quem começa?
Quando já não aguentas as dores de cabeça, das noites mal dormidas, das dores no corpo, por andares a trabalhar que nem um louco, quando não poderes ir comer fora, porque todo o dinheiro que tens está a ser investido na tua empresa e quando não vez a tua família e os teus amigos porque estas cheio de coisas por fazer…

Pensa que tudo vale a pena, quando todo o esforço começa a mostrar resultados e as pessoas reconhecerem o teu trabalho e compram os teus produtos/serviços. É uma realização pessoal tão gratificante que compensa tudo o resto, eu prometo!

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
“Acredita em ti e vai tudo correr bem, vais ver!”

 

Mais informações em duckadesign.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais