Everything About Sushi


Sushi é o ingrediente de eleição da Everything Is Sushi. Este negócio explora tudo o que há de Sushi, desde os pratos às técnicas.
 
 
O que é/qual é o negócio?
Uma empresa exclusivamente vocacionada para trabalhar o mercado de Sushi em 3 vertentes: Formação, Serviços e Licenciamento de Espaços de Venda.

- Na área da formação criámos a primeira (e penso que única) Sushi School em Portugal com o objetivo de aumentar o número de profissionais a trabalhar nesta área e melhorar substancialmente os níveis de qualificação dos Sushimen.

- Na área dos Serviços existem 3 apostas prioritárias: toda a componente de Food Services (por exemplo caterings, para empresas, particulares, espaços públicos, eventos, etc), uma outra área mais virada para a gestão de recursos humanos (gerimos uma rede de contactos e referências de profissionais para poder colocar no mercado), e uma terceira linha de ação na área de serviços é a criação de Spots de Sushi dentro de espaços de restauração (ou não) através de parcerias.

- A área de licenciamento, proporciona a aquisição temporária de uma licença de exploração dos nossos Sushi Spots. Num conceito “chave na mão”, os nossos parceiros podem adquirir uma licença de um Sushi Mobile ou um Sushi Spot para centros comerciais. Os Sushi Mobile são bancas móveis, criadas por nós, que têm toda a autonomia para poder dar corpo ao trabalho de um Sushimen.Os Sushi Spots são “lojas” em formato balcão ou ilha que podem ser instalados em espaços de grande passagem de pessoas.  

De onde nasceu?
O acionista maioritário desta empresa é uma Agência de ativação de Negócios que se chama NO TIE – BUSINESS ACTIVATION. A sua missão é criar ou ajudar a criar ou alavancar boas ideias e torná-las bons negócios. O desenho inicial surgiu aqui e depois teve a ajuda fundamental de 2 jovens empreendedores de Lisboa – o Tiago Rodrigues e o Miguel Caetano - e o know-how amplamente reconhecido do Chef Paulo Morais.

Financiamento?
O financiamento inicial do projeto advém de capitais próprios mas rapidamente se autofinanciou através da início da operação, nomeadamente, da Sushi School. Recentemente foi apoiada por um investidor particular que se interessou pelo projeto e pela sua capacidade de expansão. Este apoio permite-nos entrar na segunda fase do projeto que assume como principais prioridades a implementação do Licenciamento de Sushi Spots e a Internacionalização.

Promoção?
O facto de ser um conceito muito inovador (nomeadamente a Sushi School) que surge num momento de boom de consumo de cozinha japonesa em Portugal, permitiu uma mediatização inicial muito para além que era expectável. Durante o primeiro trimestre de 2012 não houve jornais, revistas ou televisões onde não estivéssemos estado ou que não nos tivessem visitado.

Ao mesmo tempo colocámos muita da nossa energia e investimento no Facebook. Sendo uma rede que permite crescimentos repentinos e uma interação permanente, considerámos estar perante a melhor forma de chegar ao mercado. Veio a comprovar-se até pelo registo dos rankings nacionais que nos coloca nas 500 maiores empresas com visibilidade e circulação no facebook. Mas nesta área da restauração, o “word of mouth” tem uma importância decisiva e pensamos que temos tirado grandes vantagens de todos os projetos, serviços e contactos que temos vindo a estabelecer.    

Onde esperam chegar?
Pergunta difícil que exige uma resposta académica mas realista. O nosso conceito é implementável em qualquer país e quando falamos de conceito falamos do triângulo de atividade – Sushi School – Sushi Services – Sushi Licensing. Já temos identificados alguns países ou zonas que reúnem os principais requisitos que definimos, entre os quais, níveis prospetivos de crescimento económico interessantes, abertura a novos conceitos e a investimento estrangeiro, tendência de consumo alimentar semelhantes.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Com espirito empreendedor. Não é possível partir para projetos desta natureza e dimensão sem se acreditar muito no que se está a fazer. Costumamos dizer que este projeto e, porventura, todos serão um equilíbrio constante entre o lado racional e o lado emocional. E não haja dúvida que, muitas vezes, e principalmente nos inícios, tem de haver uma dose muito forte de confiança e intuição para se tomar algumas decisões.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Provavelmente é o facto de nada ser secreto. Somos percursores de um Escola de sushi muito purista, muito clássica, em que os ingredientes vivem por si próprios. O nosso Sushi é uma explosão de sabores naturais.

O que sugerem a quem começa?
Saber exatamente onde pretendem chegar e definir o caminho. Depois de começar, ter a capacidade para resistir a todos os obstáculos, que são muitos. Mas o mais importante é trabalho, trabalho, trabalho.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Há algumas máximas que vamos repetindo. Mas há duas ideias que são muito importantes: humildade para “ouvir” muito mais do que “falar” e saber tomar decisões. Na maior parte das vezes, uma não decisão é bem pior do que uma má decisão.

Mais informações em Everything About Sushi.
 

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