Follow Inspiration


A robótica é uma das áreas de sucesso e de interesse atualmente e a Follow Inspiration tem como objetivo usar esta tecnologia para auxiliar quem mais precisa dela quer por motivos de saúde, quer de forma a simplificar métodos e procedimentos de trabalho.



O que é/qual é o negócio?
A Follow Inspiration é uma startup de base tecnológica que se dedica ao desenvolvimento de produtos tecnológicos na área da robótica. Produtos esses que têm como principal objetivo promover a qualidade de vida das pessoas e ao mesmo tempo promover valor à industria. Prova disso é a tecnologia wiiGO, patenteada e que deu origem ao produto wiiGO Retail que é o primeiro carrinho de compras completamente autónomo, desenhado para seguir uma pessoa durante o processo de compras ajudando-a a transportar as suas compras de forma independente e sem esforço físico. Outra aplicação é a área da industria onde a nossa tecnologia torna os tradicionais transportadores de matéria prima em transportadores autónomos, com a vantagem de o nosso sistema conseguir fazer localização indoor sem a necessidade de infra-estrutura adicional nas fabricas, ou seja, é tudo feito com reconhecimento de imagem.

De onde nasceu?
A ideia do wiiGO surgiu de uma necessidade pessoal, estou em cadeira de rodas e era impossível para mim realizar compras e transportar as mesmas sem ajuda de terceiros e portanto quando terminava a minha licenciatura em Engenharia Informática dentro da Universidade da Beira Interior decidi criar a tecnologia. A partir dai conseguimos ganhar imensos concursos de empreendedorismo que nos mostraram que a ideia tinha viabilidade técnica e financeira e criamos toda a estrutura para tornar a ideia num produto.

Missão?
A nossa missão dentro da Follow Inspiration é efetivamente tornar a vida das pessoas melhor ao mesmo tempo que aplicamos valor à industria. Queremos mostrar que a robótica não é nenhum drama nem a inteligência artificial e como tal, mostramos que com os nosso produtos as necessidades das pessoas e da industria está sempre em primeiro lugar.

Financiamento?
A Follow Inspiration teve o seu primeiro business angel em 2012, a TIC Risco, e em 2015 entrou também a Portugal Ventures no capital da empresa. Complementado este investimento, temos também executado diversos P2020’s que têm sido de uma ajuda imensa para a empresa.

Promoção?
A Follow Inspiration tem uma politica bastante dinâmica no que toca à comunicação. Para alem dos eventos em que estamos sempre inseridos, fazemos sempre questão de mostrar aos nossos clientes e ao publico em geral a nossa dinâmica da empresa e os nosso desenvolvimentos. Fazemos comunicação nacional e internacional.

Onde esperam chegar?
Queremos ser uma empresa de referencia na área da robótica móvel social a nível internacional. Temos uma tecnologia única e patenteada e como tal queremos aplica-la nos nossos produtos e também em produtos de terceiros. Queremos crescer e ser conhecidos como uma empresa expert em computer vision, robótica móvel e IA.

Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza faz parte da vida das empresas independentemente da fase em que estejam. Na Follow Inspiration lidamos com isso com naturalidade e não baixamos os braços. Procuramos sempre ser melhores e muitos antes do problema acontecer já estamos a trabalhar para que não aconteça. Tem que existir planeamento, estratégia e todas as pessoas da empresa têm que estar comprometidas e cientes de tudo para que todos sejam a solução para o problema.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso ingrediente secreto é sem duvida a nossa equipa e a nossa tecnologia. Temos uma equipa com skills e uma dinâmica muito avançada na área da visão por computador, hardware, software e inteligência artificial que nos permite desenvolver qualquer produto e aplicar a nossa tecnologia em qualquer área. Aliando isto ao facto de termos já patentes concedidas nos principais mercados.

O que sugerem a quem começa?
O que posso sugerir a quem começa é que valide muito bem a sua ideia primeiro. Pode começar com formações nas Universidades ou nas incubadoras/aceleradoras. Pode também submeter concursos de empreendedorismo por exemplo. Depois não tenham receio em mostrar as vossas ideias. É fundamental conseguirem criar uma equipa que ajude no desenvolvimento técnico e no negocio.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Felizmente ao longo deste nosso trajeto tenho recebido imensos conselhos de varias pessoas. A verdade é que não há apenas um conselho que se possa dar, porque a vida de empreendedor é muito dura. O que posso dizer é que acima de tudo sejam genuínos na vossa forma de ser e estar e tenham perseverança. Esta vida não foi feita para quem desiste facilmente e portanto estejam preparados para lutar e impor as vossas ideia. Uma coisa muito importante, tenham sempre em mente quando é que têm de terminar com a vossa ideia… tao importante como saber começar é saber como acabar.

Mais informações em Follow Inspiration.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais