Followprice


HTML Editor - Full Version

A Follow Price tem por objetivo criar um sistema que permite que um utilizador siga as variações de preços de produtos vendidos por marcas de comércio online. A promessa é a de uma revolução de compras online - a prova de sucesso é que é uma das mais promissoras startups criadas em Portugal.

 

 

O que é/qual é o negócio? 

Imagine que está num site de compras online e que vê um produto que quer comprar. Na altura, decide esperar porque está a um preço demasiado elevado ou não está disponível para compra imediata. A partir de agora, vai poder deixar de se fiar na sua memória para lembrar-se do site onde viu o artigo e quanto custava. Pode também esquecer ainda a parte de deixar um número de telefone ou email na loja para depois ser contactado, que a grande maioria das vezes significa passar a ser invadido com informações que de nada lhe servem. O botão Followprice permite ao consumidor seguir um produto, sendo notificado de uma descida de preço ou da sua disponibilidade em stock, através do Facebook ou email. Para isso, basta apenas clicar no pequeno retângulo azul, inscrever-se com a sua conta na rede social ou deixar o endereço eletrónico. 

As lojas aderentes ao serviço Followprice ganham a oportunidade de conhecer em detalhe o interesse dos seus consumidores, em particular, quais os produtos que estão dispostos a esperar por receberem informação adicional e eventuais promoções. O facto de adquirirem este conhecimento possibilita as lojas de comunicarem promoções particulares para consumidores que revelarem interesse em produtos da sua loja abrindo portas a uma estratégia de comunicação mais eficaz com grande potencial para aumento de vendas.

 A implementação da solução Followprice permitirá trazer de volta à loja online clientes que estão interessados nos seus produtos aumentando as visitas, muito qualificadas, e também a conversão das visitas em vendas geradas.

Recentemente, um dos clientes da Followprice, a Fnac, foi distinguida com o “Prémio Serviço Cinco Estrelas”, tendo a solução Followprice sido apontada como um dos fatores para a obtenção deste prémio.

 

De onde nasceu?

A ideia que originou a Followprice surgiu em 2014, a partir de João Almeida Leitão, que enquanto empreendedor e gestor de uma loja online identificou a necessidade de uma ferramenta que aumentasse a comunicação de promoções com as pessoas realmente interessadas nos seus produtos. Ao notar que os visitantes, antes de comprar, evitam o registo numa loja online, decidiu encontrar uma ferramenta que permitisse aos visitantes manterem-se conectados à loja, sem a necessidade explícita de partilharem os seus contactos e dados pessoais. Assim, nasceu o botão Followprice – uma solução, à distância de um click, que permite aos utilizadores reunir os seus produtos favoritos de diferentes lojas online num só lugar, com avisos contínuos de descontos. 

A proposta foi então apresentada a outros dois jovens empreendedores, Gonçalo Mendes e Vasco Moreira, vizinhos de escritório, que desde logo identificaram o potencial e abraçaram com entusiasmo o projeto. A equipa convidou também um Jovem talento do Instituto Superior Técnico, João Andrade, que liderou todo desenvolvimento do protótipo.

 

Missão?

A missão da Followprice é fazer do seu botão um “must have” em qualquer loja online do mundo.

 

Visão?

O botão Followprice será o modo universal de acompanhar a variação de preço e de stock de qualquer produto num só local.

 

Onde esperam chegar?

Esperamos que o botão Followprice venha a ser tão comum numa loja online como o botão do Facebook!

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

O primeiro passo foi contactar algumas lojas para saber se estavam na disposição de testar o botão. E a primeira questão era quase sempre a mesma: “Perguntavam-nos: 'Mas são portugueses?'. Em 2014, a primeira loja que aceitou testar esta ideia foi uma loja online de roupa interior masculina, a Impetus.

Seguiram-se depois várias candidaturas a programas de apoio a startups e a concursos para desenvolveram o projeto. Num desses concursos, a Followprice foi selecionada para um programa de aceleração na Carnegie Mellon University, nos EUA. Patrimos à aventura do outro lado do oceano, o que nos deu a oportunidade de aprendermos com os melhores e de angariarmos clientes internacionais. Na mesma altura, o João Leitão conseguiu um investimento junto das empresas Portugal Ventures e Best Horizon, garantindo perto de 700 mil euros.

 

 

O que sugerem a quem começa?

O primeiro passo é mesmo esse: começar. É muito importante que acreditem muito naquilo que fazem e no vosso valor. Felizmente, nos dias de hoje, existem muitos apoios e muitas forças que muito contribuem para que cada um possa ter uma oportunidade. Para quem se sente preparado aconselhamos muito a arriscar porque... sucesso, é quando a preparação encontra a oportunidade!

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

“Mais importante que ser bom é estar rodeado dos bons!”, foi um excelente conselho transmitido pelo Eng. Luís Mira Amaral numa das suas aulas da cadeira de Gestão no Instituto Superior Técnico.

 

Mais informações em followprice.co.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais