FrutaFormas
O que é/qual é o negócio?
A FRUTAFORMAS® é uma empresa especializada na desidratação de fruta através de um processo 100% natural. Desidratamos fruta genuinamente portuguesa (Maçã de Alcobaça, Pera Rocha do Oeste, Ananás dos Açores e Cereja do Fundão) e damos-lhe uma nova forma!
Com textura crocante, divertido de comer em qualquer momento do dia, ou com uma textura suave e macia, repletos de sabor, estes pedaço de fruta ganham uma nova vida e até formas (corações, estrelas ou pequenos ursos) com a FRUTAFORMAS®.
De onde nasceu?
O conceito de desidratar fruta é milenar, consta que já o Exercito Romano utilizava este processo como meio de conservação para mais facilmente movimentar os alimentos entre as suas tropas em campanha.
Em particular na zona Oeste de Portugal a desidratação de fruta é um processo enraizado, pois permitia um aproveitamento dos excedentes de produção. Assim conserva-se a fruta por forma a ser consumida ao longo do ano.
Pegando nestas experiencias, vividas na primeira pessoa, surge então em 2012 a ideia de criar uma empresa focada na desidratação de fruta, com um conceito diferenciador, colocando no mercado produtos únicos e distintos.
Missão?
O projeto FRUTAFORMAS® assenta em dois importantes pilares, a Saúde e a Nutrição. Com os crescentes problemas associados a um conjunto de maus hábitos alimentares (como por exemplo a Obesidade Infantil) o desenvolvimento deste projeto tem por base a criação de produtos 100% naturais, sem quaisquer adição de açucares ou conservantes e que apresentem uma disponibilidade nutricional idêntica à fruta fresca.
Focado inicialmente em tornar o ato de comer fruta mais divertido e apelativo junto dos mais novos através das diferentes texturas e formas dadas à fruta na referencia FRUTINHAS, o projeto acabou naturalmente por crescer também para o publico em geral com o desenvolvimento de referencias crocantes como a CROCA® Maçã e CROCA® Pera Rocha.
De forma pioneira foram ainda desenvolvidos os Lingotes de Fruta, barras 100% fruta, que após desidratada foi simplesmente prensada em deliciosas barras de Pera Rocha, Maçã&Canela e Ananás.
Esta é a nossa missão. Desenvolver produtos sem quaisquer adições, nutricionalmente equilibrados e que sejam aptos para serem consumidos de forma segura por todos os grupos de consumidores (incluindo o grupo dos celíacos e diabéticos) em qualquer momento do dia!
Financiamento?
O projeto FRUTAFORMAS® nasceu em 2012 e nesse ano foi apoiado através de um projeto PRODER, que constituiu um apoio importante na fase de arranque. Este projeto permitiu um investimento mais forte na fase inicial em equipamentos e materiais promocionais.
Promoção?
A promoção da gama de produtos da FRUTAFORMAS® tem sido assegurada por uma participação ativa nas redes sociais, através de parcerias com blogs (com especial enfoque naqueles que dedicam as suas comunicações à saúde e a estilos de vida saudáveis) bem como a participação em diversos eventos (direta ou indiretamente) onde promovemos a nossa marca.
Estas ações e degustação / sampling são muito importante porque nos permitem estar em contacto com os consumidores (ouvir as suas opiniões e sugestões) mas também porque nos permitem chegar a muitos consumidores de forma bastante pessoal.
Onde esperam chegar?
O percurso da FRUTAFORMAS® tem sido bastante seguro e sustentado pela missão e valores que este projeto apresenta. Com um crescimento ascendente desde o inicio definimos estrategicamente o ano de 2015 como o momento certo para iniciar um processo de exportação mais concreto. Neste momento já acabamos por exportar alguns dos nossos produtos, embora de forma localizada, para Reino Unido, Noruega, Bélgica e Luxemburgo. No entanto estamos nesta fase com os olhos colocados no Médio Oriente bem como na vizinha Espanha para que a curto prazo iniciemos bons e duradouros negócios.
Esperamos continuar a contribuir para uma alteração consciente dos hábitos alimentares e para isso continuaremos seguramente a desenvolver novos produtos e novas gamas para atingir cada vez um maior número de consumidores.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza inicial é sempre uma barreira mas no nosso caso acabou por ser gerida de forma racional e com bastante naturalidade.
Desde que a ideia surge até que esteja completamente implementada é normal que haja momentos altos e momentos baixos, no entanto a perseverança é a palavra chave quando estamos motivados e focados num objetivo. Mais ainda quanto temos a certeza que é um bom objetivo e que valerá seguramente a pena.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é ter a certeza que estamos a colocar uma gama de produtos no mercado que “não faz mal”, que é 100% natural, e contribui de forma ativa para uma melhor saúde e nutrição dos seus consumidores.
Quanto ao ingrediente secreto esse é sem margem para dúvidas a equipa que está por detrás deste projeto que se complementa entre os vários elementos e se supera dia após dia.
O que sugerem a quem começa?
Que nunca seja perdido de vista o foco do projeto!
Para que surge e com que objetivo?! A vertente criativa é muito importante e necessária na fase inicial de qualquer projeto, mas será necessário um bom plano de negócios e de investimentos. Isso fará a diferença entre um projeto vencedor ou um sonho fracassado.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Acaba por não ser um conselho profissional mas é sem dúvida uma citação que nos ajuda a focar nos nossos objetivos muito mais motivados.
“O único lugar onde sucesso aparece antes de trabalho é no dicionário” – Albert Einstein
Mais informações em frutaformas.pt